O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a implantação das ações de formação continuada de professores desenvolvidas no âmbito do Plano de Ações Articuladas(PAR) no município de São Luís, estado do Maranhão, no período de 2007 a 2014. De natureza qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com sujeitos que pertencem ao setor de gestão desta mesma rede de ensino e, ainda, com sujeitos destinatários das ações de formação continuada, a saber, docentes. A investigação também os procedimentos da análise documental com ênfase sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação/PDE (emanado do governo federal no ano de 2007) e o Plano de Ações Articuladas, instituído pelo Decreto-Lei 6.094/2007 (também emanado do governo federal) que dispõe sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que é um regime de colaboração da União para com Estados e municípios. A partir dos dados coletados, foi possível analisar que, no campo empírico investigado, o processo de implantação das ações de formação continuada nem sempre contou com efetiva participação dos sujeitos-alvo no desenho e na materialização destas mesmas ações. Decorrente desta falta, entendemos que o alcance dos objetivos estabelecidos no PAR foi comprometido. O estudo O estudo, apoia-se nas contribuições de autores como Saviani (2007), Nóvoa (2009), Gadotti (2010), Sousa (2006) e Albuquerque (2014). Realizada no período de 2015 a 2016, sob o formato de bolsa de iniciação científica, a pesquisa contou com recursos financeiros proporcionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).