OS SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA E O VIR A SER DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38125 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 2094 "titulo" => "OS SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA E O VIR A SER DOCENTE" "resumo" => "Neste artigo, são apresentados alguns dos resultados obtidos através da pesquisa de mestrado já defendida que teve como título: como me tornei professor: os saberes experienciais docentes e as histórias de vida de professores não licenciados. Esta pesquisa foi realizada em duas partes, a primeira, por meio da escrita (auto)biográfica das histórias de vida temática de 6 professores, e a segunda através de um questionário biográfico temático-reflexivo respondido por 302 professores. Neste estudo buscou-se compreender o processo do vir a ser docente, tendo como base a compreensão da constitutividade docente, a partir dos saberes experienciais, que foram subdivididos em saberes experienciais de referência e saberes experienciais da prática, onde observou-se quais as influências, desejos e motivações para o direcionamento à docência, bem como as dificuldades e superações dos anos iniciais da prática. Dentre os resultados obtidos na pesquisa de mestrado, pode-se destacar a influência das aprendizagens de referência tidas pelos professores enquanto estes eram alunos, onde surge a admiração pela profissão, bem como a referência do modus de ser professor e relacionar-se com os alunos. Também foi possível depreender quais os sujeitos de maior influência para a escolha da docência, no caso dos não-licenciados, foram os professores do período universitário. No que diz respeito ao início da prática, ficou evidente que a multiplicidade de oferta dos Institutos Federais passa a ser um fator de dificuldade para os profissionais não-licenciados. Ainda no que diz respeito à escolha da profissão, ficaram marcadas as perspectivas de direcionamento à docência por oportunidade/necessidade ou desejo/ vocação. Por fim, pode-se concluir que tornar-se professor é um processo que antecede o acesso à sala de aula, e que se dá na superação das próprias dificuldades, ao mesmo tempo que pode ser percebido mediante o sucesso dos alunos, mas que sobretudo se estabelece em um processo continnum perante a impermanência de um eterno vir a ser de aprendizagens e experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES EXPERIENCIAIS, SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA, TORNAR-SE PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2094_15092017143423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIANA PATRICIO BARBOSA NETO" "autor_nome_curto" => "VIANA PATRICIO" "autor_email" => "vianapatricio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38125 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 2094 "titulo" => "OS SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA E O VIR A SER DOCENTE" "resumo" => "Neste artigo, são apresentados alguns dos resultados obtidos através da pesquisa de mestrado já defendida que teve como título: como me tornei professor: os saberes experienciais docentes e as histórias de vida de professores não licenciados. Esta pesquisa foi realizada em duas partes, a primeira, por meio da escrita (auto)biográfica das histórias de vida temática de 6 professores, e a segunda através de um questionário biográfico temático-reflexivo respondido por 302 professores. Neste estudo buscou-se compreender o processo do vir a ser docente, tendo como base a compreensão da constitutividade docente, a partir dos saberes experienciais, que foram subdivididos em saberes experienciais de referência e saberes experienciais da prática, onde observou-se quais as influências, desejos e motivações para o direcionamento à docência, bem como as dificuldades e superações dos anos iniciais da prática. Dentre os resultados obtidos na pesquisa de mestrado, pode-se destacar a influência das aprendizagens de referência tidas pelos professores enquanto estes eram alunos, onde surge a admiração pela profissão, bem como a referência do modus de ser professor e relacionar-se com os alunos. Também foi possível depreender quais os sujeitos de maior influência para a escolha da docência, no caso dos não-licenciados, foram os professores do período universitário. No que diz respeito ao início da prática, ficou evidente que a multiplicidade de oferta dos Institutos Federais passa a ser um fator de dificuldade para os profissionais não-licenciados. Ainda no que diz respeito à escolha da profissão, ficaram marcadas as perspectivas de direcionamento à docência por oportunidade/necessidade ou desejo/ vocação. Por fim, pode-se concluir que tornar-se professor é um processo que antecede o acesso à sala de aula, e que se dá na superação das próprias dificuldades, ao mesmo tempo que pode ser percebido mediante o sucesso dos alunos, mas que sobretudo se estabelece em um processo continnum perante a impermanência de um eterno vir a ser de aprendizagens e experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES EXPERIENCIAIS, SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA, TORNAR-SE PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2094_15092017143423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIANA PATRICIO BARBOSA NETO" "autor_nome_curto" => "VIANA PATRICIO" "autor_email" => "vianapatricio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }