Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA BILÍNGUE E A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS

Palavra-chaves: ÓRGÃO LINGUÍSTICO, ESCOLA BILINGUE, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, BICULTURAL, BICULTURAL Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Partimos do pressuposto de que o primeiro contato com a língua de sinais ocorre na escola bilíngue, embora algumas crianças sejam filhas de pais ouvintes que conhecem a existência da Libras (língua brasileira de sinais). Diante disso, temos por objetivo realizar um levantamento de informações sobre o processo da aquisição da linguagem em crianças surdas filhas de pais ouvintes.Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, articulada a experiência junto à comunidade surda do Ceará. Temos por referencial teórico, as postulações da Teoria Gerativista. Lançamos mão ao desafio de conhecer a produção já escrita, pois o conhecimento ocorre a partir do existente, com a busca de diálogo com outras expressões e sujeitos. Logo, acreditamos que o processo de aquisição da língua de sinais na escola bilíngue, é algo promissor para o desenvolvimento cognitivo das crianças, destacando as experiências cotidianas para além dos muros institucionais e refletindo criticamente acerca dos direcionamentos pedagógicos.

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