MACHADO, Yane Ferreira. A escola bilíngue e a aquisição da língua de sinais. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35165>. Acesso em: 22/11/2024 07:01
Partimos do pressuposto de que o primeiro contato com a língua de sinais ocorre na escola bilíngue, embora algumas crianças sejam filhas de pais ouvintes que conhecem a existência da Libras (língua brasileira de sinais). Diante disso, temos por objetivo realizar um levantamento de informações sobre o processo da aquisição da linguagem em crianças surdas filhas de pais ouvintes.Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, articulada a experiência junto à comunidade surda do Ceará. Temos por referencial teórico, as postulações da Teoria Gerativista. Lançamos mão ao desafio de conhecer a produção já escrita, pois o conhecimento ocorre a partir do existente, com a busca de diálogo com outras expressões e sujeitos. Logo, acreditamos que o processo de aquisição da língua de sinais na escola bilíngue, é algo promissor para o desenvolvimento cognitivo das crianças, destacando as experiências cotidianas para além dos muros institucionais e refletindo criticamente acerca dos direcionamentos pedagógicos.