RIBEIRO, João Lucas Da Silva et al.. Oficina de construções geométricas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38028>. Acesso em: 23/12/2024 00:26
A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos.