OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38028 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 7529 "titulo" => "OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS" "resumo" => "A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, GEOMETRIA, MATERIAIS, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7529_11092017100604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS" "autor_email" => "jlsilva566@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38028 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 7529 "titulo" => "OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS" "resumo" => "A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, GEOMETRIA, MATERIAIS, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7529_11092017100604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS" "autor_email" => "jlsilva566@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }