Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE TUTORIA ON LINE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, DOCENTE, TUTORIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36874
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4103
    "inscrito_id" => 9868
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE TUTORIA ON LINE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apontar a ação do tutor online como sujeito fundamental na consolidação dos objetivos preconizados, considerando a particularidade do público e os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos subjacentes a esta formação, sem descuidar das questões afetivas que incidem sobre o processo ensino-aprendizagem, a partir do relato de experiência de um curso de formação continuada de professores universitários da Universidade Federal de Alagoas. A abordagem desta pesquisa, considerando ser um ambiente natural como fonte direta dos dados e tendo o pesquisador como instrumento fundamental e pelo caráter descritivo do estudo,  é a qualitativa, tendo como coleta de dados a observação participante e como análise de dados a análise de conteúdo, de onde foram definidas unidades de análise e realizadas inferências para interpretá-las. O percurso deste estudo será preliminarmente apontar algumas questões específicas do Programa de Formação Docente da Universidade Federal de Alagoas - Ufal, enfatizando o enfoque do programa, algumas reflexões e desafios emergentes e traçando um recorte em uma das ações deste programa – o curso Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação – para enfim destacar alguns aspectos teóricos que versam sobre a tutoria online  e como este sujeito, sem deixar de considerar todos os atores envolvidos na complexidade de um curso híbrido, protagoniza este processo de formação, na medida em que atua em diversas frentes, articulando as dimensões teóricas, epistemológicas, metodológicas e afetivas, ocupando um papel extremamente relevante para o êxito da formação. Procura-se com este estudo, colaborar com as diversas ações de formação de docente que se utilizam do formato híbrido, através de uma experiência exitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, TUTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9868_16102017173536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSA TENÓRIO RIBEIRO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSA BERNAR"
    "autor_email" => "clarissa.bernardes@progra"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36874
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4103
    "inscrito_id" => 9868
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE TUTORIA ON LINE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apontar a ação do tutor online como sujeito fundamental na consolidação dos objetivos preconizados, considerando a particularidade do público e os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos subjacentes a esta formação, sem descuidar das questões afetivas que incidem sobre o processo ensino-aprendizagem, a partir do relato de experiência de um curso de formação continuada de professores universitários da Universidade Federal de Alagoas. A abordagem desta pesquisa, considerando ser um ambiente natural como fonte direta dos dados e tendo o pesquisador como instrumento fundamental e pelo caráter descritivo do estudo,  é a qualitativa, tendo como coleta de dados a observação participante e como análise de dados a análise de conteúdo, de onde foram definidas unidades de análise e realizadas inferências para interpretá-las. O percurso deste estudo será preliminarmente apontar algumas questões específicas do Programa de Formação Docente da Universidade Federal de Alagoas - Ufal, enfatizando o enfoque do programa, algumas reflexões e desafios emergentes e traçando um recorte em uma das ações deste programa – o curso Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação – para enfim destacar alguns aspectos teóricos que versam sobre a tutoria online  e como este sujeito, sem deixar de considerar todos os atores envolvidos na complexidade de um curso híbrido, protagoniza este processo de formação, na medida em que atua em diversas frentes, articulando as dimensões teóricas, epistemológicas, metodológicas e afetivas, ocupando um papel extremamente relevante para o êxito da formação. Procura-se com este estudo, colaborar com as diversas ações de formação de docente que se utilizam do formato híbrido, através de uma experiência exitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, TUTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9868_16102017173536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSA TENÓRIO RIBEIRO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSA BERNAR"
    "autor_email" => "clarissa.bernardes@progra"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apontar a ação do tutor online como sujeito fundamental na consolidação dos objetivos preconizados, considerando a particularidade do público e os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos subjacentes a esta formação, sem descuidar das questões afetivas que incidem sobre o processo ensino-aprendizagem, a partir do relato de experiência de um curso de formação continuada de professores universitários da Universidade Federal de Alagoas. A abordagem desta pesquisa, considerando ser um ambiente natural como fonte direta dos dados e tendo o pesquisador como instrumento fundamental e pelo caráter descritivo do estudo, é a qualitativa, tendo como coleta de dados a observação participante e como análise de dados a análise de conteúdo, de onde foram definidas unidades de análise e realizadas inferências para interpretá-las. O percurso deste estudo será preliminarmente apontar algumas questões específicas do Programa de Formação Docente da Universidade Federal de Alagoas - Ufal, enfatizando o enfoque do programa, algumas reflexões e desafios emergentes e traçando um recorte em uma das ações deste programa – o curso Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação – para enfim destacar alguns aspectos teóricos que versam sobre a tutoria online e como este sujeito, sem deixar de considerar todos os atores envolvidos na complexidade de um curso híbrido, protagoniza este processo de formação, na medida em que atua em diversas frentes, articulando as dimensões teóricas, epistemológicas, metodológicas e afetivas, ocupando um papel extremamente relevante para o êxito da formação. Procura-se com este estudo, colaborar com as diversas ações de formação de docente que se utilizam do formato híbrido, através de uma experiência exitosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.