O presente estudo tem como objetivo apontar a ação do tutor online como sujeito fundamental na consolidação dos objetivos preconizados, considerando a particularidade do público e os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos subjacentes a esta formação, sem descuidar das questões afetivas que incidem sobre o processo ensino-aprendizagem, a partir do relato de experiência de um curso de formação continuada de professores universitários da Universidade Federal de Alagoas. A abordagem desta pesquisa, considerando ser um ambiente natural como fonte direta dos dados e tendo o pesquisador como instrumento fundamental e pelo caráter descritivo do estudo, é a qualitativa, tendo como coleta de dados a observação participante e como análise de dados a análise de conteúdo, de onde foram definidas unidades de análise e realizadas inferências para interpretá-las. O percurso deste estudo será preliminarmente apontar algumas questões específicas do Programa de Formação Docente da Universidade Federal de Alagoas - Ufal, enfatizando o enfoque do programa, algumas reflexões e desafios emergentes e traçando um recorte em uma das ações deste programa – o curso Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação – para enfim destacar alguns aspectos teóricos que versam sobre a tutoria online e como este sujeito, sem deixar de considerar todos os atores envolvidos na complexidade de um curso híbrido, protagoniza este processo de formação, na medida em que atua em diversas frentes, articulando as dimensões teóricas, epistemológicas, metodológicas e afetivas, ocupando um papel extremamente relevante para o êxito da formação. Procura-se com este estudo, colaborar com as diversas ações de formação de docente que se utilizam do formato híbrido, através de uma experiência exitosa.