Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE REGÊNCIA LIVRE E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NO ASSUNTO ‘CHORDATA’ PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38544 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3959 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE REGÊNCIA LIVRE E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NO ASSUNTO ‘CHORDATA’ PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que já foi visto na teoria durante o processo acadêmico. A disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, busca promover a discussão acerca da aproximação do licenciando com a vivencia em sala de aula, assim como, a elaboração, aplicação e avaliação de propostas de ensino de ciências voltadas para o ambiente escolar. Este trabalho objetiva relatar as experiências e práticas desenvolvidas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Recife-PE, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, a partir do planejamento didático realizado conciliamos duas ferramentas as quais se caracterizam como instrumentos atrativos em relação ao interesse dos estudantes a diversos assuntos, são elas: sequência didática e jogo didático. Entre as temáticas no campo das ciências biológicas, encontra-se a zoologia (estudo dos animais), muita das vezes o estudo dessa área acaba se configurando como fragmentado e desconectado, situação essa consequente de uma abordagem essencialmente morfológica do tema. Diante disso o assunto escolhido para ser trabalhado foi o Filo Chordata, a sequência didática ficou dividida em três momentos: observação da turma e regência livre, aplicação do jogo didático e aplicação do instrumento avaliativo. De maneira geral, as atividades aplicadas foram bem aceitas e caracterizadas como positivas por parte dos alunos e da professora, houve a participação ativa em todos os momentos e a partir das atividades propostas durante o período de regência conseguiram compreender conceitos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, concluímos que as ferramentas didáticas planejadas e aplicadas contribuíram não apenas para a formação dos licenciandos como também promoveram a compreensão da importância do estudo dos cordados por parte dos alunos.O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID780_16102017134524.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA WINNE DA CUNHA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda_cunhaa94@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38544 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3959 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE REGÊNCIA LIVRE E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NO ASSUNTO ‘CHORDATA’ PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que já foi visto na teoria durante o processo acadêmico. A disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, busca promover a discussão acerca da aproximação do licenciando com a vivencia em sala de aula, assim como, a elaboração, aplicação e avaliação de propostas de ensino de ciências voltadas para o ambiente escolar. Este trabalho objetiva relatar as experiências e práticas desenvolvidas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Recife-PE, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, a partir do planejamento didático realizado conciliamos duas ferramentas as quais se caracterizam como instrumentos atrativos em relação ao interesse dos estudantes a diversos assuntos, são elas: sequência didática e jogo didático. Entre as temáticas no campo das ciências biológicas, encontra-se a zoologia (estudo dos animais), muita das vezes o estudo dessa área acaba se configurando como fragmentado e desconectado, situação essa consequente de uma abordagem essencialmente morfológica do tema. Diante disso o assunto escolhido para ser trabalhado foi o Filo Chordata, a sequência didática ficou dividida em três momentos: observação da turma e regência livre, aplicação do jogo didático e aplicação do instrumento avaliativo. De maneira geral, as atividades aplicadas foram bem aceitas e caracterizadas como positivas por parte dos alunos e da professora, houve a participação ativa em todos os momentos e a partir das atividades propostas durante o período de regência conseguiram compreender conceitos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, concluímos que as ferramentas didáticas planejadas e aplicadas contribuíram não apenas para a formação dos licenciandos como também promoveram a compreensão da importância do estudo dos cordados por parte dos alunos.O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID780_16102017134524.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA WINNE DA CUNHA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda_cunhaa94@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que já foi visto na teoria durante o processo acadêmico. A disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, busca promover a discussão acerca da aproximação do licenciando com a vivencia em sala de aula, assim como, a elaboração, aplicação e avaliação de propostas de ensino de ciências voltadas para o ambiente escolar. Este trabalho objetiva relatar as experiências e práticas desenvolvidas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Recife-PE, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, a partir do planejamento didático realizado conciliamos duas ferramentas as quais se caracterizam como instrumentos atrativos em relação ao interesse dos estudantes a diversos assuntos, são elas: sequência didática e jogo didático. Entre as temáticas no campo das ciências biológicas, encontra-se a zoologia (estudo dos animais), muita das vezes o estudo dessa área acaba se configurando como fragmentado e desconectado, situação essa consequente de uma abordagem essencialmente morfológica do tema. Diante disso o assunto escolhido para ser trabalhado foi o Filo Chordata, a sequência didática ficou dividida em três momentos: observação da turma e regência livre, aplicação do jogo didático e aplicação do instrumento avaliativo. De maneira geral, as atividades aplicadas foram bem aceitas e caracterizadas como positivas por parte dos alunos e da professora, houve a participação ativa em todos os momentos e a partir das atividades propostas durante o período de regência conseguiram compreender conceitos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, concluímos que as ferramentas didáticas planejadas e aplicadas contribuíram não apenas para a formação dos licenciandos como também promoveram a compreensão da importância do estudo dos cordados por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.