Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38008
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 3992
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que tem como objetivo analisar o processo de conhecimento e uso do software educativo Gcompris aliado à mediação docente utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Serviram de referencial para essa pesquisa: A reflexão sobre a prática pedagógica de Brito; Cabral e Oliveira (2015) que destaca a importância da formação continuada do docente e reflexões sobre sua prática; As ideias de Leite e Sampaio (2013) sobre os desafios atuais dos docentes de conhecimentos e formação para a capacitação do uso da tecnologia com finalidades educativas e Souza (1995) ressaltando que a descoberta de novas formas de ensinar e aprender por meio da informática educativa é um desafio extremamente motivador. A metodologia foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma classe de integração inversa de uma escola pública do Distrito Federal, com dezesseis estudantes e a sua professora regente. Foram utilizados como estratégias para coleta das informações entrevista semiestruturada, observação participante e roda de conversa. Os resultados parciais obtidos indicam que o conhecimento e o uso da tecnologia atribuem maior significado à mediação docente e amplia as possibilidades pedagógicas da tecnologia utilizada, agregando maior significado ao processo de ensino e aprendizagem. Outro fator importante a ser indicado é que a disponibilidade docente em conhecer e explorar a tecnologia a ser utilizada agrega reflexibilidade à prática pedagógica e potencializa a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Indicando que o uso planejado de uma tecnologia pode estimular a aprendizagem, tanto dos estudantes como do docente que a utiliza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3992_17072017180650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁTIA ALMEIDA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CÁTIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "almeidacatia77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38008
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 3992
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que tem como objetivo analisar o processo de conhecimento e uso do software educativo Gcompris aliado à mediação docente utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Serviram de referencial para essa pesquisa: A reflexão sobre a prática pedagógica de Brito; Cabral e Oliveira (2015) que destaca a importância da formação continuada do docente e reflexões sobre sua prática; As ideias de Leite e Sampaio (2013) sobre os desafios atuais dos docentes de conhecimentos e formação para a capacitação do uso da tecnologia com finalidades educativas e Souza (1995) ressaltando que a descoberta de novas formas de ensinar e aprender por meio da informática educativa é um desafio extremamente motivador. A metodologia foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma classe de integração inversa de uma escola pública do Distrito Federal, com dezesseis estudantes e a sua professora regente. Foram utilizados como estratégias para coleta das informações entrevista semiestruturada, observação participante e roda de conversa. Os resultados parciais obtidos indicam que o conhecimento e o uso da tecnologia atribuem maior significado à mediação docente e amplia as possibilidades pedagógicas da tecnologia utilizada, agregando maior significado ao processo de ensino e aprendizagem. Outro fator importante a ser indicado é que a disponibilidade docente em conhecer e explorar a tecnologia a ser utilizada agrega reflexibilidade à prática pedagógica e potencializa a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Indicando que o uso planejado de uma tecnologia pode estimular a aprendizagem, tanto dos estudantes como do docente que a utiliza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3992_17072017180650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁTIA ALMEIDA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CÁTIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "almeidacatia77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que tem como objetivo analisar o processo de conhecimento e uso do software educativo Gcompris aliado à mediação docente utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Serviram de referencial para essa pesquisa: A reflexão sobre a prática pedagógica de Brito; Cabral e Oliveira (2015) que destaca a importância da formação continuada do docente e reflexões sobre sua prática; As ideias de Leite e Sampaio (2013) sobre os desafios atuais dos docentes de conhecimentos e formação para a capacitação do uso da tecnologia com finalidades educativas e Souza (1995) ressaltando que a descoberta de novas formas de ensinar e aprender por meio da informática educativa é um desafio extremamente motivador. A metodologia foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma classe de integração inversa de uma escola pública do Distrito Federal, com dezesseis estudantes e a sua professora regente. Foram utilizados como estratégias para coleta das informações entrevista semiestruturada, observação participante e roda de conversa. Os resultados parciais obtidos indicam que o conhecimento e o uso da tecnologia atribuem maior significado à mediação docente e amplia as possibilidades pedagógicas da tecnologia utilizada, agregando maior significado ao processo de ensino e aprendizagem. Outro fator importante a ser indicado é que a disponibilidade docente em conhecer e explorar a tecnologia a ser utilizada agrega reflexibilidade à prática pedagógica e potencializa a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Indicando que o uso planejado de uma tecnologia pode estimular a aprendizagem, tanto dos estudantes como do docente que a utiliza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.