O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência de uma oficina realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/ CAMPUS IV. A oficina aconteceu em uma escola da rede estadual do município de Rio Tinto – PB. Nesta oficina foram trabalhados alguns conteúdos matemáticos de suma importância, tais como: equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas. Foi utilizado como o recurso didático um jogo de tabuleiro, intitulado BOOM, cujo objetivo era resolver problemas referentes as equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas, no qual o vencedor seria o que chegar primeiro, com o seu peão, à última casa do tabuleiro. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Para realização da oficina foram elaborados um tabuleiro e um questionário diagnóstico contendo 75 questões. O tamanho da amostra foram 19 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Durante a manipulação dos instrumentos, foi notório o interesse dos alunos a participação efetiva de toda a oficina, onde foi explanado suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa essas equações que tanto eram vistas em sala de aula, porém não compreendidas. E para nós futuros professores, o ato da pesquisa nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula.