JOGO BOOM, UMA MANEIRA DIFERENTE E DIVERTIDA DE APRENDER EQUAÇÕES.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37269 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "JOGO BOOM, UMA MANEIRA DIFERENTE E DIVERTIDA DE APRENDER EQUAÇÕES." "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência de uma oficina realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/ CAMPUS IV. A oficina aconteceu em uma escola da rede estadual do município de Rio Tinto – PB. Nesta oficina foram trabalhados alguns conteúdos matemáticos de suma importância, tais como: equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas. Foi utilizado como o recurso didático um jogo de tabuleiro, intitulado BOOM, cujo objetivo era resolver problemas referentes as equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas, no qual o vencedor seria o que chegar primeiro, com o seu peão, à última casa do tabuleiro. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Para realização da oficina foram elaborados um tabuleiro e um questionário diagnóstico contendo 75 questões. O tamanho da amostra foram 19 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Durante a manipulação dos instrumentos, foi notório o interesse dos alunos a participação efetiva de toda a oficina, onde foi explanado suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa essas equações que tanto eram vistas em sala de aula, porém não compreendidas. E para nós futuros professores, o ato da pesquisa nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, EQUAÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID621_09092017181325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37269 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "JOGO BOOM, UMA MANEIRA DIFERENTE E DIVERTIDA DE APRENDER EQUAÇÕES." "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência de uma oficina realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/ CAMPUS IV. A oficina aconteceu em uma escola da rede estadual do município de Rio Tinto – PB. Nesta oficina foram trabalhados alguns conteúdos matemáticos de suma importância, tais como: equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas. Foi utilizado como o recurso didático um jogo de tabuleiro, intitulado BOOM, cujo objetivo era resolver problemas referentes as equações afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas, no qual o vencedor seria o que chegar primeiro, com o seu peão, à última casa do tabuleiro. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Para realização da oficina foram elaborados um tabuleiro e um questionário diagnóstico contendo 75 questões. O tamanho da amostra foram 19 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Durante a manipulação dos instrumentos, foi notório o interesse dos alunos a participação efetiva de toda a oficina, onde foi explanado suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa essas equações que tanto eram vistas em sala de aula, porém não compreendidas. E para nós futuros professores, o ato da pesquisa nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, EQUAÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID621_09092017181325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }