O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37785 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 6415 "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PESQUISA APLICADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017191713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37785 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 6415 "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PESQUISA APLICADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017191713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }