Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: LETRAMENTO ACADÊMICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PESQUISA APLICADA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37785
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 6415
    "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PESQUISA APLICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017191713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA"
    "autor_email" => "profa.telma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37785
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 6415
    "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PESQUISA APLICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6415_01092017191713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA SILVA"
    "autor_email" => "profa.telma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.