Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESPAÇO DA BRINCADEIRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral(CO) GT 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa feita através da disciplina Metodologia da Matemática cursada na Universidade Federal do Piauí e que visa discutir a cerca da importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar. A brincadeira é uma representação real para a criança. Através dos brinquedos podemos perceber os avanços e retrocessos sociais e tecnológicos. Na matemática, podem ser utilizadas por já fazer parte do convívio social da criança, aproveitando assim o conhecimento prévio do aluno. Na educação infantil, a brincadeira é um importante instrumento no processo de ensino da matemática. O uso da brincadeira possibilita ao professor inserir os conteúdos com o objetivo de facilitar o ensino, trabalhando a cognição, afetividade nos processos interativos, ajudando a adquirir noções espontâneas e na construção do conhecimento. Para muitos professores a brincadeira tem muita importância para a criança desenvolver seu raciocínio lógico, facilitar sua aprendizagem.

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