INTRODUÇÂO: devido a problemáticas encontradas em nosso campo de atuação profissional, a respeito da discriminação racial, nos deparamos com dificuldades na resolução de conflitos que emergiam. Por tal elegemos esta temática como subsídio para compreensão de nossa prática pedagógica. METODOLOGIA: Para aprofundamento desta temática nossa metodologia fundamenta-se no estudo de caso etnográfico, conjuntamente com a abordagem qualitativa, procedimento focal e questionário.RESULTADOS: A escola vem articulando temáticas referentes a cultura afro no espaço escolar, entretanto apresenta dificuldades em articula-las justamente por uma carência no processo formativo e na resistência dos próprios discentes, entretanto é perceptível que tais dificuldades vem sendo paulatinamente superadas. CONCLUSÃO: é urgente vivenciar em sala de aula realizar temáticas referentes à cultura Afro, promovendo conhecimentos voltados para valorização intercultural, na qual, o negro não seja um mero coadjuvante ou constituinte das minorias subjugadas, mas protagonista, construtor sócio cultural da história de nosso país.Palavras-chave: Prática/Pedagogica. Cultura/Afro. Interculturalidade