Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE NEURULAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO, NEURULAÇÃO, EDUCAÇÃO., EMBRIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência sobre a confecção de modelos didáticos para o ensino de Embriologia com ênfase no processo de neurulação. Por vezes alguns professores se limitam a trabalhar a temática com informações encontradas nos livros didáticos e esquemas em duas dimensões, sendo poucas as vezes que diversificam os recursos possibilitando de forma eficaz o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias. Recursos de apoio didáticos e alternativos proporcionam melhorias no processo de ensino-aprendizagem, de maneira a facilitar, principalmente quando estes são utilizados para trabalhar conteúdos de difícil assimilação. Partindo desse pressuposto, o trabalho com modelos didáticos abre caminhos para a percepção de conteúdos abstratos e de difícil compreensão. O modelo apresentado neste trabalho resulta da produção de uma maquete por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE. Os materiais utilizados para confecção foram de baixo custo e recicláveis. Após a confecção, foi realizada a apresentação da maquete em um evento do curso, sendo avaliados por professores e estudantes, possibilitando a socialização com a comunidade acadêmica. Diversos estudantes e docentes puderam ter a oportunidade de conhecer, de maneira geral, o processo de neurulação e as diferentes etapas que nele ocorrem. A experiência de elaboração e confecção da maquete nos proporcionou atuar ativamente na construção de nossos conhecimentos e possibilitou aos discentes ouvintes uma maior aproximação do conteúdo de maneira didática e prática, ao permitir que tivessem o contato físico com aquilo que antes era considerado abstrato. A utilização do modelo desenvolvido, mostrou-se como uma possibilidade de estratégica que facilitou o desenvolvimento dos saberes conceituais de neurulação no processo de ensino-aprendizagem de forma mais eficaz, permitindo também explorar os conteúdos de maneira física e visual ao ter o contato com o material confeccionado.

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