O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
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Este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção de alunos e professores do IFCE - campus Iguatu em relação ao uso da experimentação no ensino de química do ensino médio e como objetivos específicos investigar junto a alunos e professores de química do IFCE se costumam desenvolver experimentos nas aulas de química, identificar vantagens e desvantagens da experimentação no processo de ensino-aprendizagem em química e verificar possíveis dificuldades do professor para executar experimentos em sala de aula. A pesquisa assume a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa, à luz do pensamento de Minayo (2010) e foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu com os alunos do 6º semestre dos cursos técnicos integrados de agropecuária e agroindústria e com os professores de química destes alunos. Os dados foram coletados por meio de 02 (dois) questionários: um produzido para os professores e outro para os alunos. 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