OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DA ATUAÇÃO FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38077 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DA ATUAÇÃO FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "A formação de professores, em caráter inicial ou continuado, é um fator que contribui para o sucesso do aprendizado dos alunos, o que a torna alvo de calorosas discussões no âmbito educacional. Sabendo que a formação acadêmica nem sempre atende ao que preconiza a legislação educacional, busca-se na formação continuada conhecimentos necessários a uma prática docente satisfatória, o que quer dizer, capaz de produzir junto aos alunos os resultados de aprendizagem esperados. Assim, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de saber até que ponto a formação continuada contribui para a melhoria da prática pedagógica, inclusive com relação à aquisição de conhecimentos relativos à área de ensino. Traçamos como objetivo geral: discutir sobre a importância das formações continuadas para a melhoria da prática docente, especialmente, para os docentes que atuam fora de sua área de formação acadêmica. Como objetivos específicos, pretendemos: traçar o perfil dos professores pesquisados; identificar os principais desafios encontrados pelos docentes para o ensino da disciplina de Língua Portuguesa e conhecer suas expectativas em relação às formações continuadas. Nossa metodologia consta de uma pesquisa de natureza básica, a partir de um estudo bibliográfico à luz de Tardif (2014), Farias et al (2011) e outros, e de um levantamento a partir de um questionário aplicado aos professores. Concluímos que os docentes esperam que a formação continuada seja eficaz, a ponto de suprir a falta de conhecimentos oriunda da formação acadêmica e, consequentemente, colaborar para a superação do principal desafio apontados por eles, que se constitui na baixa aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO ACADÊMICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4525_10092017222811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38077 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DA ATUAÇÃO FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "A formação de professores, em caráter inicial ou continuado, é um fator que contribui para o sucesso do aprendizado dos alunos, o que a torna alvo de calorosas discussões no âmbito educacional. Sabendo que a formação acadêmica nem sempre atende ao que preconiza a legislação educacional, busca-se na formação continuada conhecimentos necessários a uma prática docente satisfatória, o que quer dizer, capaz de produzir junto aos alunos os resultados de aprendizagem esperados. Assim, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de saber até que ponto a formação continuada contribui para a melhoria da prática pedagógica, inclusive com relação à aquisição de conhecimentos relativos à área de ensino. Traçamos como objetivo geral: discutir sobre a importância das formações continuadas para a melhoria da prática docente, especialmente, para os docentes que atuam fora de sua área de formação acadêmica. Como objetivos específicos, pretendemos: traçar o perfil dos professores pesquisados; identificar os principais desafios encontrados pelos docentes para o ensino da disciplina de Língua Portuguesa e conhecer suas expectativas em relação às formações continuadas. Nossa metodologia consta de uma pesquisa de natureza básica, a partir de um estudo bibliográfico à luz de Tardif (2014), Farias et al (2011) e outros, e de um levantamento a partir de um questionário aplicado aos professores. Concluímos que os docentes esperam que a formação continuada seja eficaz, a ponto de suprir a falta de conhecimentos oriunda da formação acadêmica e, consequentemente, colaborar para a superação do principal desafio apontados por eles, que se constitui na baixa aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO ACADÊMICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4525_10092017222811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }