A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMERICA LATINA: OS DESAFIOS E A SUPERAÇÃO DAS CONDIÇOES DA EXPLORAÇÃO CULTURAL E CIENTIFÍCA DOS GRUPOS CAMPESINOS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35135 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2571 "inscrito_id" => 1582 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMERICA LATINA: OS DESAFIOS E A SUPERAÇÃO DAS CONDIÇOES DA EXPLORAÇÃO CULTURAL E CIENTIFÍCA DOS GRUPOS CAMPESINOS." "resumo" => "A pesquisa está embasada nos estudos dos cenários educativos das populações do campo na América Latina, construído por meio da perspectiva analítica e dos estudos decoloniais. Tais estudos concebem uma possibilidade epistemológica de superação das condições da exploração cultural e científica das produções do hemisfério norte em detrimento das produções do sul. Dessa forma, fundamentaremos nossa reflexão/ação pelos estudos de QUIJANO (2009) e SANTOS (2009). As discussões que circundam em torno da educação para as populações campesinas são vistas historicamente como uma contenda a margem e ainda inferior em relação à educação urbanizada. Seguindo essa linha de pensamento posto como europeizada, que coloca a industrialização e a urbanização como foco do desenvolvimento, marginalizando toda nossa característica social, econômica e cultural relacionado ao espaço agrário e ao campesinato. Outro aspecto está atrelado as condições do nosso próprio histórico de colonização, caracterizado pela violência e pela expropriação agrária e cultural, as populações do campo sofrem com a elevada concentração de terras e pelos conflitos gerados por questões agrárias e pelas representações sociais de atraso e inferiorização (FERNANDES, 1999). Como uma proposta problematizadora dessa condição de pensar e fazer, encontramos na perspectiva da Educação Popular (FREIRE, 1983; BRANDÃO, 1981), alternativa construída historicamente pelas camadas populares da América Latina, um caminho viável de contraposição e superação das situações de opressão cultural, do saber, do poder e do ser dos povos campesinos. Dessa forma, consideramos como questão guia de nossa pesquisa: como identificar, a partir das leituras e discussões propostas por QUIJANO (2009) e SANTOS (2009) subsídios teóricos e práticos que apontam saídas e novos caminhos para o fazer e o pensar a educação para os grupos campesinos da América Latina? O estudo é proveniente de um projeto de pesquisa “Estudos decoloniais: os cenários educativos das populações do campo na América Latina”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, além de ser fruto das reflexões do Grupo de Pesquisa Coletivo Terres (Terra, Educação e Saberes). A análise que orienta o texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com abordagem qualitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDOS DECOLONIAIS, MARGINALIZAÇÃO CAMPESINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID1582_13092017181904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAFAELLA TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNNA TEIXEIRA" "autor_email" => "brafaela.teixeira@gmail.c" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35135 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2571 "inscrito_id" => 1582 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMERICA LATINA: OS DESAFIOS E A SUPERAÇÃO DAS CONDIÇOES DA EXPLORAÇÃO CULTURAL E CIENTIFÍCA DOS GRUPOS CAMPESINOS." "resumo" => "A pesquisa está embasada nos estudos dos cenários educativos das populações do campo na América Latina, construído por meio da perspectiva analítica e dos estudos decoloniais. Tais estudos concebem uma possibilidade epistemológica de superação das condições da exploração cultural e científica das produções do hemisfério norte em detrimento das produções do sul. Dessa forma, fundamentaremos nossa reflexão/ação pelos estudos de QUIJANO (2009) e SANTOS (2009). As discussões que circundam em torno da educação para as populações campesinas são vistas historicamente como uma contenda a margem e ainda inferior em relação à educação urbanizada. Seguindo essa linha de pensamento posto como europeizada, que coloca a industrialização e a urbanização como foco do desenvolvimento, marginalizando toda nossa característica social, econômica e cultural relacionado ao espaço agrário e ao campesinato. Outro aspecto está atrelado as condições do nosso próprio histórico de colonização, caracterizado pela violência e pela expropriação agrária e cultural, as populações do campo sofrem com a elevada concentração de terras e pelos conflitos gerados por questões agrárias e pelas representações sociais de atraso e inferiorização (FERNANDES, 1999). Como uma proposta problematizadora dessa condição de pensar e fazer, encontramos na perspectiva da Educação Popular (FREIRE, 1983; BRANDÃO, 1981), alternativa construída historicamente pelas camadas populares da América Latina, um caminho viável de contraposição e superação das situações de opressão cultural, do saber, do poder e do ser dos povos campesinos. Dessa forma, consideramos como questão guia de nossa pesquisa: como identificar, a partir das leituras e discussões propostas por QUIJANO (2009) e SANTOS (2009) subsídios teóricos e práticos que apontam saídas e novos caminhos para o fazer e o pensar a educação para os grupos campesinos da América Latina? O estudo é proveniente de um projeto de pesquisa “Estudos decoloniais: os cenários educativos das populações do campo na América Latina”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, além de ser fruto das reflexões do Grupo de Pesquisa Coletivo Terres (Terra, Educação e Saberes). A análise que orienta o texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com abordagem qualitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDOS DECOLONIAIS, MARGINALIZAÇÃO CAMPESINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID1582_13092017181904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAFAELLA TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNNA TEIXEIRA" "autor_email" => "brafaela.teixeira@gmail.c" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }