Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS SUPERVISORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES NAS ESCOLAS PUBLICA MACAU/RN

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SUBPROJETO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37033 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS SUPERVISORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES NAS ESCOLAS PUBLICA MACAU/RN" "resumo" => "Um dos maiores desafios do país é melhorar a educação como um todo, porém, os governos precisam ter uma atenção especial com a educação básica, tendo em vista, que uma base bem fundamentada e de qualidade proporcionará um melhor desenvolvimento nos demais níveis. Assim, o país certamente precisa aprimorar a formação docente e a sua qualidade. Nesse sentido, o presente estudo analisa as contribuições do PIBID na formação inicial docente, a partir da percepção dos supervisores do subprojeto de biologia das escolas públicas de Macau/RN. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Programa objetiva contribuir na formação do futuro professor, garantindo o aprimoramento do trabalho pedagógico e contribuindo com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas de Educação Básica envolvidas no projeto. Para realização da pesquisa partiu-se de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, a partir da pesquisa bibliográfica e de campo (empiria). Para obtenção dos dados da pesquisa foi aplicado um questionário, com quatro professores supervisores do subprojeto de Biologia das escolas públicas de Macau/RN. Os resultados foram analisados e discutidos de duas formas: as questões fechadas foram apresentadas em gráficos e as abertas em forma de síntese. Portanto, o PIBID é essencial para a formação docente, pois promove a inserção do licenciando desde o início da sua formação com o locus da sua profissão – a escola. Concluímos também que, o professor supervisor desempenha um papel de fundamental importância no programa oferecendo sua própria experiência para subsidiar a aprendizagem dos futuros professores, sendo coformadores, ou seja, o programa estabelece uma interrelação entre a instituição formadora e as escolas de educação básica.Um dos maiores desafios do país é melhorar a educação como um todo, porém, os governos precisam ter uma atenção especial com a educação básica, tendo em vista, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SUBPROJETO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1745_06092017205314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWILLIAM SABINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "BILLICO" "autor_email" => "billico_18@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37033 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS SUPERVISORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES NAS ESCOLAS PUBLICA MACAU/RN" "resumo" => "Um dos maiores desafios do país é melhorar a educação como um todo, porém, os governos precisam ter uma atenção especial com a educação básica, tendo em vista, que uma base bem fundamentada e de qualidade proporcionará um melhor desenvolvimento nos demais níveis. Assim, o país certamente precisa aprimorar a formação docente e a sua qualidade. Nesse sentido, o presente estudo analisa as contribuições do PIBID na formação inicial docente, a partir da percepção dos supervisores do subprojeto de biologia das escolas públicas de Macau/RN. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Programa objetiva contribuir na formação do futuro professor, garantindo o aprimoramento do trabalho pedagógico e contribuindo com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas de Educação Básica envolvidas no projeto. Para realização da pesquisa partiu-se de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, a partir da pesquisa bibliográfica e de campo (empiria). Para obtenção dos dados da pesquisa foi aplicado um questionário, com quatro professores supervisores do subprojeto de Biologia das escolas públicas de Macau/RN. Os resultados foram analisados e discutidos de duas formas: as questões fechadas foram apresentadas em gráficos e as abertas em forma de síntese. Portanto, o PIBID é essencial para a formação docente, pois promove a inserção do licenciando desde o início da sua formação com o locus da sua profissão – a escola. Concluímos também que, o professor supervisor desempenha um papel de fundamental importância no programa oferecendo sua própria experiência para subsidiar a aprendizagem dos futuros professores, sendo coformadores, ou seja, o programa estabelece uma interrelação entre a instituição formadora e as escolas de educação básica.Um dos maiores desafios do país é melhorar a educação como um todo, porém, os governos precisam ter uma atenção especial com a educação básica, tendo em vista, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SUBPROJETO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1745_06092017205314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWILLIAM SABINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "BILLICO" "autor_email" => "billico_18@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos maiores desafios do país é melhorar a educação como um todo, porém, os governos precisam ter uma atenção especial com a educação básica, tendo em vista, que uma base bem fundamentada e de qualidade proporcionará um melhor desenvolvimento nos demais níveis. Assim, o país certamente precisa aprimorar a formação docente e a sua qualidade. Nesse sentido, o presente estudo analisa as contribuições do PIBID na formação inicial docente, a partir da percepção dos supervisores do subprojeto de biologia das escolas públicas de Macau/RN. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Programa objetiva contribuir na formação do futuro professor, garantindo o aprimoramento do trabalho pedagógico e contribuindo com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas de Educação Básica envolvidas no projeto. Para realização da pesquisa partiu-se de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, a partir da pesquisa bibliográfica e de campo (empiria). Para obtenção dos dados da pesquisa foi aplicado um questionário, com quatro professores supervisores do subprojeto de Biologia das escolas públicas de Macau/RN. Os resultados foram analisados e discutidos de duas formas: as questões fechadas foram apresentadas em gráficos e as abertas em forma de síntese. Portanto, o PIBID é essencial para a formação docente, pois promove a inserção do licenciando desde o início da sua formação com o locus da sua profissão – a escola. Concluímos também que, o professor supervisor desempenha um papel de fundamental importância no programa oferecendo sua própria experiência para subsidiar a aprendizagem dos futuros professores, sendo coformadores, ou seja, o programa estabelece uma interrelação entre a instituição formadora e as escolas de educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.