TALENTOS INVISÍVEIS OU CRIANÇAS MAL EDUCADAS? ALTA HABILIDADE SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1073 "inscrito_id" => 5549 "titulo" => "TALENTOS INVISÍVEIS OU CRIANÇAS MAL EDUCADAS? ALTA HABILIDADE SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Especial vem sendo contemplada com políticas públicas que proporcionam melhor atendimento ao seu público alvo, nas suas diferentes especificidades, tendo como um dos princípios norteadores, a identificação e atendimento precoces. Porém, no caso das Altas Habilidades/Superdotação, há uma grande defasagem entre os índices de incidência mais conservadores admitidos na comunidade internacional, e o que temos identificado nas nossas escolas. Esse estudo de caso tem como objetivo promover uma reflexão sobre as distorções pedagógicas e conceituais que levam à invisibilidade da precocidade de crianças em idade pré-escolar, bem como sobre o papel do professor na identificação das mesmas. A pesquisa parte de uma situação inicialmente observada e vivenciada em uma escola pública de Educação Infantil, protagonizada por uma criança com desenvolvimento acima da média, especialmente na área da linguagem, mas também em aritmética e raciocínio lógico. Em diversos momentos dessa etapa da escolarização, dos três aos seis anos, a criança foi observada, com diferentes olhares, todos marcados pela percepção de sua inteligência, porém, mais ainda pelo seu comportamento inadequado e explosões temperamentais. Três anos depois, uma pesquisa realizada com os atuais professores dessa criança, hoje com oito anos e meio, utilizando a Lista Base de Indicadores de Superdotação - parâmetros para observação de alunos em sala de aula (DELOU, 2001), apontam para a continuidade da invisibilidade da possível alta habilidade desse aluno, tanto por parte da unidade escolar quanto do AEE. O mesmo continua sendo observado pela comunidade escolar, como um aluno muito acima da média em termos de desenvolvimento cognitivo, embora se apresente emocionalmente instável e imaturo nas relações sociais. O estudo faz uma relação com conceitos teóricos relativos à Educação Infantil, Infância e Altas Habilidade/Superdotação concluindo que a formação inadequada e a informação pouco precisa sobre o tema, têm dificultado a identificação de crianças talentosas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5549_08092017191140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BRUNO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA BRUNO" "autor_email" => "cristinabruno63@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1073 "inscrito_id" => 5549 "titulo" => "TALENTOS INVISÍVEIS OU CRIANÇAS MAL EDUCADAS? ALTA HABILIDADE SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Especial vem sendo contemplada com políticas públicas que proporcionam melhor atendimento ao seu público alvo, nas suas diferentes especificidades, tendo como um dos princípios norteadores, a identificação e atendimento precoces. Porém, no caso das Altas Habilidades/Superdotação, há uma grande defasagem entre os índices de incidência mais conservadores admitidos na comunidade internacional, e o que temos identificado nas nossas escolas. Esse estudo de caso tem como objetivo promover uma reflexão sobre as distorções pedagógicas e conceituais que levam à invisibilidade da precocidade de crianças em idade pré-escolar, bem como sobre o papel do professor na identificação das mesmas. A pesquisa parte de uma situação inicialmente observada e vivenciada em uma escola pública de Educação Infantil, protagonizada por uma criança com desenvolvimento acima da média, especialmente na área da linguagem, mas também em aritmética e raciocínio lógico. Em diversos momentos dessa etapa da escolarização, dos três aos seis anos, a criança foi observada, com diferentes olhares, todos marcados pela percepção de sua inteligência, porém, mais ainda pelo seu comportamento inadequado e explosões temperamentais. Três anos depois, uma pesquisa realizada com os atuais professores dessa criança, hoje com oito anos e meio, utilizando a Lista Base de Indicadores de Superdotação - parâmetros para observação de alunos em sala de aula (DELOU, 2001), apontam para a continuidade da invisibilidade da possível alta habilidade desse aluno, tanto por parte da unidade escolar quanto do AEE. O mesmo continua sendo observado pela comunidade escolar, como um aluno muito acima da média em termos de desenvolvimento cognitivo, embora se apresente emocionalmente instável e imaturo nas relações sociais. O estudo faz uma relação com conceitos teóricos relativos à Educação Infantil, Infância e Altas Habilidade/Superdotação concluindo que a formação inadequada e a informação pouco precisa sobre o tema, têm dificultado a identificação de crianças talentosas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5549_08092017191140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BRUNO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA BRUNO" "autor_email" => "cristinabruno63@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }