O CURRÍCULO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO REGULAR: COMO ACONTECEM AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37602 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "O CURRÍCULO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO REGULAR: COMO ACONTECEM AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA" "resumo" => "O estudo busca destacar como ocorreu e ocorrem as práticas inclusivas em uma escola pública do ensino regular. Como problemática optou-se por investigar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. O objetivo geral do estudo, procurou-se analisar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Nos procedimentos metodológicos, a investigação possui caráter qualitativo e a abordagem exploratória e descritiva. O lócus escolhido para a pesquisa consiste em uma escola anexo de uma Unidade de Educação Básica, a qual pertence à Rede Pública Municipal de São Luís-MA, atende os anos iniciais do Ensino Fundamental, possui alunos de inclusão, Salas de Recursos Multifuncionais e principalmente abertura à proposta da educação inclusiva. Os materiais utilizados para obtenção dos dados configuram-se na observação não-participante entrevistas estruturadas, questionários abertos e fechados. Os participantes da pesquisa: 01 gestora, 01 coordenadora Pedagógica, 01 professora da sala de recursos, professoras do ensino regular que possuem alunos do público alvo da educação especial e membros da comunidade escolar (funcionários). Os achados evidenciam que a realidade da comunidade escolar possui uma abertura para a proposta da educação inclusiva e se preocupa com a participação e aprendizagem das crianças com deficiência que estão matriculadas na escola. A gestão e coordenação da escola afirmam ainda que, procurando proporcionar o suporte dentro das possibilidades oferecidas pela Rede, a escola está sempre engajada nesta causa, entretanto pontuou-se que fazer com que a comunidade escolar compreenda que a inclusão é necessária, não é algo fácil e imediato. Como alternativas metodológicas, tem sido realizadas ações como formações pedagógicas, a fim de que as professoras do ensino regular tenham auxílio para fazer as adequações necessárias em seus planejamentos. Observou-se ainda a compreensão da escola de que os alunos com deficiência inclusos no ensino regular precisam que suas singularidades sejam evidenciadas e que o planejamento seja pautado a partir de suas dificuldades específicas os quais focam em sua individualidade, mesmo que as adequações sejam apenas de pequeno porte. Observou-se ainda a existência de uma parceria consistente entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado na escola, onde trocas de informações e diálogo acontecem sempre, fato que favorece e contribui para que docentes, coordenação e gestão compreendam e realizem um trabalho mais eficaz com as crianças as quais possuem alguma deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, ENSINO REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1203_06082017185224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE KERLY BORGES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE TEIXEIRA" "autor_email" => "dayane_kerly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37602 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "O CURRÍCULO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO REGULAR: COMO ACONTECEM AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA" "resumo" => "O estudo busca destacar como ocorreu e ocorrem as práticas inclusivas em uma escola pública do ensino regular. Como problemática optou-se por investigar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. O objetivo geral do estudo, procurou-se analisar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Nos procedimentos metodológicos, a investigação possui caráter qualitativo e a abordagem exploratória e descritiva. O lócus escolhido para a pesquisa consiste em uma escola anexo de uma Unidade de Educação Básica, a qual pertence à Rede Pública Municipal de São Luís-MA, atende os anos iniciais do Ensino Fundamental, possui alunos de inclusão, Salas de Recursos Multifuncionais e principalmente abertura à proposta da educação inclusiva. Os materiais utilizados para obtenção dos dados configuram-se na observação não-participante entrevistas estruturadas, questionários abertos e fechados. Os participantes da pesquisa: 01 gestora, 01 coordenadora Pedagógica, 01 professora da sala de recursos, professoras do ensino regular que possuem alunos do público alvo da educação especial e membros da comunidade escolar (funcionários). Os achados evidenciam que a realidade da comunidade escolar possui uma abertura para a proposta da educação inclusiva e se preocupa com a participação e aprendizagem das crianças com deficiência que estão matriculadas na escola. A gestão e coordenação da escola afirmam ainda que, procurando proporcionar o suporte dentro das possibilidades oferecidas pela Rede, a escola está sempre engajada nesta causa, entretanto pontuou-se que fazer com que a comunidade escolar compreenda que a inclusão é necessária, não é algo fácil e imediato. Como alternativas metodológicas, tem sido realizadas ações como formações pedagógicas, a fim de que as professoras do ensino regular tenham auxílio para fazer as adequações necessárias em seus planejamentos. Observou-se ainda a compreensão da escola de que os alunos com deficiência inclusos no ensino regular precisam que suas singularidades sejam evidenciadas e que o planejamento seja pautado a partir de suas dificuldades específicas os quais focam em sua individualidade, mesmo que as adequações sejam apenas de pequeno porte. Observou-se ainda a existência de uma parceria consistente entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado na escola, onde trocas de informações e diálogo acontecem sempre, fato que favorece e contribui para que docentes, coordenação e gestão compreendam e realizem um trabalho mais eficaz com as crianças as quais possuem alguma deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, ENSINO REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1203_06082017185224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE KERLY BORGES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE TEIXEIRA" "autor_email" => "dayane_kerly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }