Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35430
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4345
    "inscrito_id" => 5298
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O aprendizado da Matemática sempre foi um obstáculo para muitos, da mesma forma o ensino dessa disciplina também tem se tornado durante séculos da história da educação, uma tarefa árdua para grande parte dos professores. Nesse contexto se faz necessário obter métodos capazes de tornar essa tarefa mais fácil e eficaz em situações onde aparentemente não existe Matemática, mas que a Modelagem consegue envolvê-la e ligá-la com outros assuntos. A Modelagem pode ser um desses métodos, quando praticada da forma correta. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo abordar a Modelagem Matemática e a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem e o seu uso no ensino fundamental e médio, como forma de facilitar o entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula e também a sua importância e riqueza que traz a sala de aula quando utilizada. A metodologia utilizada no presente artigo é a revisão bibliográfica consistindo em estudos que abordam a utilização da Modelagem Matemática em diversas situações. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: BIEMBENGUT (2003), OLIVEIRA (2010). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Modelagem Matemática pode ser utilizada como forma facilitadora e atraente no processo de ensino- aprendizagem da matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo um interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais prazeroso para os alunos que estudam tal componente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5298_16102017205432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YURI SOUSA"
    "autor_email" => "yuri1998@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35430
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4345
    "inscrito_id" => 5298
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O aprendizado da Matemática sempre foi um obstáculo para muitos, da mesma forma o ensino dessa disciplina também tem se tornado durante séculos da história da educação, uma tarefa árdua para grande parte dos professores. Nesse contexto se faz necessário obter métodos capazes de tornar essa tarefa mais fácil e eficaz em situações onde aparentemente não existe Matemática, mas que a Modelagem consegue envolvê-la e ligá-la com outros assuntos. A Modelagem pode ser um desses métodos, quando praticada da forma correta. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo abordar a Modelagem Matemática e a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem e o seu uso no ensino fundamental e médio, como forma de facilitar o entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula e também a sua importância e riqueza que traz a sala de aula quando utilizada. A metodologia utilizada no presente artigo é a revisão bibliográfica consistindo em estudos que abordam a utilização da Modelagem Matemática em diversas situações. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: BIEMBENGUT (2003), OLIVEIRA (2010). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Modelagem Matemática pode ser utilizada como forma facilitadora e atraente no processo de ensino- aprendizagem da matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo um interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais prazeroso para os alunos que estudam tal componente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5298_16102017205432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YURI SOUSA"
    "autor_email" => "yuri1998@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O aprendizado da Matemática sempre foi um obstáculo para muitos, da mesma forma o ensino dessa disciplina também tem se tornado durante séculos da história da educação, uma tarefa árdua para grande parte dos professores. Nesse contexto se faz necessário obter métodos capazes de tornar essa tarefa mais fácil e eficaz em situações onde aparentemente não existe Matemática, mas que a Modelagem consegue envolvê-la e ligá-la com outros assuntos. A Modelagem pode ser um desses métodos, quando praticada da forma correta. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo abordar a Modelagem Matemática e a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem e o seu uso no ensino fundamental e médio, como forma de facilitar o entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula e também a sua importância e riqueza que traz a sala de aula quando utilizada. A metodologia utilizada no presente artigo é a revisão bibliográfica consistindo em estudos que abordam a utilização da Modelagem Matemática em diversas situações. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: BIEMBENGUT (2003), OLIVEIRA (2010). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Modelagem Matemática pode ser utilizada como forma facilitadora e atraente no processo de ensino- aprendizagem da matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo um interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais prazeroso para os alunos que estudam tal componente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.