Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, TEORIA-PRATICA, MAGADÃ LIRA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi realizado por estudantes do Curso de Licenciatura em Química, os mesmos são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e trabalham com a atividades de experimentação nas aulas de química. A experimentação, sobretudo quando realizada com materiais simples (baixo custo) que o aluno tem condições de manipular e controlar, facilita o aprendizado dos conceitos, desperta o interesse e suscita uma atitude indagadora por parte do estudante. Visando que a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem. As aulas expositivas podem ser uma grande estratégia para o professor realizar uma aula mais participativa e a experimentação para demonstrar os conteúdos que eram trabalhados apenas na teoria. O uso da experimentação possibilita ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados, bem como a reflexão. Com isso, o presente artigo tem como objetivo evidenciar acerca da importância das aulas práticas como instrumento facilitador da aprendizagem aliando a teoria. Para a obtenção dos dados que compuseram este trabalho, foi desenvolvido uma atividade experimental com estudantes da primeira série do Ensino Médio juntamente com a aplicação de dois questionários, um prévio e outro pós experimento/explicação, com o intuito de perceber o que eles assimilaram dos conceitos abordados na prática Experimental. A pesquisa evidência que somente aulas teóricas não emergem compreensão suficiente do conteúdo ministrado, e que as atividades experimentais incentivam os alunos a refletir e argumentar, por isso, através das intervenções feitas observaram que o uso da Experimentação baseiase como uma forma didática, na qual, fornece mais elementos, argumentos, fatos, que, em conjunto com outros conhecimentos, podem ajudar na compreensão e construção de um conceito científico.

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