Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38358 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 5069 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS" "resumo" => "A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos online. Estamos cada vez mais nos tornando uma sociedade letrada digital em sua totalidade. Ser letrado digital é assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, portanto o letramento digital pode ser definido como a ampliação da possibilidade do contato com a escrita e com a leitura em ambientes digitais, surgindo devido à Era da Informação na qual vivemos e ao avanço das tecnologias digitais. De todo modo, para um indivíduo ser considerado “letrado digital” deve saber utilizar e se apropriar de todas as competências e habilidades que esse suporte oferece, assim como utilizar todos os gêneros nele incluso. Propõe-se alcançar o foco dessa pesquisa em consonância com (i) a teoria dialógica/enunciativa da linguagem; (ii) a Linguística Textual; (iii) e os objetos de ensino e aprendizagem e recursos educacionais abertos, a partir da proposta da elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Recurso Educacional Aberto, em favor da produção textual online e do conceito de letramento digital. Metodologicamente, uma sequência didática organiza-se em torno de alguns procedimentos, nos quais foram elaborados, adaptados e propostos no repositório digital ELO (Ensino de Línguas Online). Visando garantir a relevância dessas atividades para a prática educacional, mais especificamente para alunos do ensino fundamental II, buscamos, nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, as habilidades necessárias que esses alunos devem adquirir neste segmento.A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5069_04092017162731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEIVISSON ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEIVISSON ANDRADE" "autor_email" => "DEIVISSON.ANDRADE@OUTLOOK" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38358 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 5069 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS" "resumo" => "A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos online. Estamos cada vez mais nos tornando uma sociedade letrada digital em sua totalidade. Ser letrado digital é assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, portanto o letramento digital pode ser definido como a ampliação da possibilidade do contato com a escrita e com a leitura em ambientes digitais, surgindo devido à Era da Informação na qual vivemos e ao avanço das tecnologias digitais. De todo modo, para um indivíduo ser considerado “letrado digital” deve saber utilizar e se apropriar de todas as competências e habilidades que esse suporte oferece, assim como utilizar todos os gêneros nele incluso. Propõe-se alcançar o foco dessa pesquisa em consonância com (i) a teoria dialógica/enunciativa da linguagem; (ii) a Linguística Textual; (iii) e os objetos de ensino e aprendizagem e recursos educacionais abertos, a partir da proposta da elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Recurso Educacional Aberto, em favor da produção textual online e do conceito de letramento digital. Metodologicamente, uma sequência didática organiza-se em torno de alguns procedimentos, nos quais foram elaborados, adaptados e propostos no repositório digital ELO (Ensino de Línguas Online). Visando garantir a relevância dessas atividades para a prática educacional, mais especificamente para alunos do ensino fundamental II, buscamos, nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, as habilidades necessárias que esses alunos devem adquirir neste segmento.A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5069_04092017162731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEIVISSON ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEIVISSON ANDRADE" "autor_email" => "DEIVISSON.ANDRADE@OUTLOOK" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos online. Estamos cada vez mais nos tornando uma sociedade letrada digital em sua totalidade. Ser letrado digital é assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, portanto o letramento digital pode ser definido como a ampliação da possibilidade do contato com a escrita e com a leitura em ambientes digitais, surgindo devido à Era da Informação na qual vivemos e ao avanço das tecnologias digitais. De todo modo, para um indivíduo ser considerado “letrado digital” deve saber utilizar e se apropriar de todas as competências e habilidades que esse suporte oferece, assim como utilizar todos os gêneros nele incluso. Propõe-se alcançar o foco dessa pesquisa em consonância com (i) a teoria dialógica/enunciativa da linguagem; (ii) a Linguística Textual; (iii) e os objetos de ensino e aprendizagem e recursos educacionais abertos, a partir da proposta da elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Recurso Educacional Aberto, em favor da produção textual online e do conceito de letramento digital. Metodologicamente, uma sequência didática organiza-se em torno de alguns procedimentos, nos quais foram elaborados, adaptados e propostos no repositório digital ELO (Ensino de Línguas Online). Visando garantir a relevância dessas atividades para a prática educacional, mais especificamente para alunos do ensino fundamental II, buscamos, nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, as habilidades necessárias que esses alunos devem adquirir neste segmento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.