PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38358 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 5069 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS" "resumo" => "A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos online. Estamos cada vez mais nos tornando uma sociedade letrada digital em sua totalidade. Ser letrado digital é assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, portanto o letramento digital pode ser definido como a ampliação da possibilidade do contato com a escrita e com a leitura em ambientes digitais, surgindo devido à Era da Informação na qual vivemos e ao avanço das tecnologias digitais. De todo modo, para um indivíduo ser considerado “letrado digital” deve saber utilizar e se apropriar de todas as competências e habilidades que esse suporte oferece, assim como utilizar todos os gêneros nele incluso. Propõe-se alcançar o foco dessa pesquisa em consonância com (i) a teoria dialógica/enunciativa da linguagem; (ii) a Linguística Textual; (iii) e os objetos de ensino e aprendizagem e recursos educacionais abertos, a partir da proposta da elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Recurso Educacional Aberto, em favor da produção textual online e do conceito de letramento digital. Metodologicamente, uma sequência didática organiza-se em torno de alguns procedimentos, nos quais foram elaborados, adaptados e propostos no repositório digital ELO (Ensino de Línguas Online). Visando garantir a relevância dessas atividades para a prática educacional, mais especificamente para alunos do ensino fundamental II, buscamos, nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, as habilidades necessárias que esses alunos devem adquirir neste segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5069_04092017162731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEIVISSON ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEIVISSON ANDRADE" "autor_email" => "DEIVISSON.ANDRADE@OUTLOOK" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38358 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 5069 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE: UMA PROPOSTA A FAVOR DO LETRAMENTO DIGITAL E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS" "resumo" => "A presente pesquisa insere-se na área do Letramento Digital com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino da produção de textos escritos online. Estamos cada vez mais nos tornando uma sociedade letrada digital em sua totalidade. Ser letrado digital é assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, portanto o letramento digital pode ser definido como a ampliação da possibilidade do contato com a escrita e com a leitura em ambientes digitais, surgindo devido à Era da Informação na qual vivemos e ao avanço das tecnologias digitais. De todo modo, para um indivíduo ser considerado “letrado digital” deve saber utilizar e se apropriar de todas as competências e habilidades que esse suporte oferece, assim como utilizar todos os gêneros nele incluso. Propõe-se alcançar o foco dessa pesquisa em consonância com (i) a teoria dialógica/enunciativa da linguagem; (ii) a Linguística Textual; (iii) e os objetos de ensino e aprendizagem e recursos educacionais abertos, a partir da proposta da elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Recurso Educacional Aberto, em favor da produção textual online e do conceito de letramento digital. Metodologicamente, uma sequência didática organiza-se em torno de alguns procedimentos, nos quais foram elaborados, adaptados e propostos no repositório digital ELO (Ensino de Línguas Online). Visando garantir a relevância dessas atividades para a prática educacional, mais especificamente para alunos do ensino fundamental II, buscamos, nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, as habilidades necessárias que esses alunos devem adquirir neste segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), PRODUÇÃO TEXTUAL ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5069_04092017162731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEIVISSON ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEIVISSON ANDRADE" "autor_email" => "DEIVISSON.ANDRADE@OUTLOOK" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }