PESQUISANDO NA ESCOLA: PENSANDO A IMPORTÂNCIA DA
FEIRA DE CIÊNCIAS EM CONSONÂNCIA COM A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38216 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3994 "inscrito_id" => 6971 "titulo" => """ PESQUISANDO NA ESCOLA: PENSANDO A IMPORTÂNCIA DA\r\n FEIRA DE CIÊNCIAS EM CONSONÂNCIA COM A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => "Esse trabalho foi pensado como oportunidade de relatar experiências acadêmicas de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais (licenciatura) da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) que, durante uma atividade do programa, perceberam-se como orientadores de projetos de pesquisa nas Feiras de Ciências nas escolas parceiras e se depararam com o desafio de provarem a cientificidade dos projetos escolhidos pelos alunos. Os projetos que o os bolsistas do PIBID orientariam seriam todos de temas que perpassam a Sociologia e as ciências humanas, causando desde então espanto por parte da equipe escolar, que não estava acostumada com essa possibilidade: apresentação de trabalhos científicos que não são catalogados nas grandes áreas das ciências naturais ou exatas e que iriam problematizar o próprio cotidiano escolar. A prática pedagógica aliada à pesquisa foi analisada como base para pensar a Feira de Ciência enquanto espaço em que existe colaboração e organização para se entender a pesquisa e alcançar novas possibilidades de conhecimento. O objetivo desse trabalho não é questionar as metodologias utilizadas pelos alunos que fizeram a pesquisa ou somente como eles foram orientados pelos universitários. Nosso objetivo é apresentar a importância da Sociologia na feira de Ciências e na pesquisa no ensino médio. Além do desenvolvimento de um olhar mais crítico e consciente, a pesquisa social se torna uma forma alternativa de avaliação de conhecimento e atividade escolar. O aluno tende a criar o hábito da leitura e escrita para registrar o que observou. Mostrando mais uma vez que a importância da Sociologia transcende os limites de uma disciplina monolítica e ajuda os alunos a pensarem cientificamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PIBID, SOCIOLOGIA, FEIRA DE CIÊNCIAS, PESQUISA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6971_16102017151927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME LUIZ PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME COSTA" "autor_email" => "guilhermelpcosta15@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38216 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3994 "inscrito_id" => 6971 "titulo" => """ PESQUISANDO NA ESCOLA: PENSANDO A IMPORTÂNCIA DA\r\n FEIRA DE CIÊNCIAS EM CONSONÂNCIA COM A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => "Esse trabalho foi pensado como oportunidade de relatar experiências acadêmicas de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais (licenciatura) da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) que, durante uma atividade do programa, perceberam-se como orientadores de projetos de pesquisa nas Feiras de Ciências nas escolas parceiras e se depararam com o desafio de provarem a cientificidade dos projetos escolhidos pelos alunos. Os projetos que o os bolsistas do PIBID orientariam seriam todos de temas que perpassam a Sociologia e as ciências humanas, causando desde então espanto por parte da equipe escolar, que não estava acostumada com essa possibilidade: apresentação de trabalhos científicos que não são catalogados nas grandes áreas das ciências naturais ou exatas e que iriam problematizar o próprio cotidiano escolar. A prática pedagógica aliada à pesquisa foi analisada como base para pensar a Feira de Ciência enquanto espaço em que existe colaboração e organização para se entender a pesquisa e alcançar novas possibilidades de conhecimento. O objetivo desse trabalho não é questionar as metodologias utilizadas pelos alunos que fizeram a pesquisa ou somente como eles foram orientados pelos universitários. Nosso objetivo é apresentar a importância da Sociologia na feira de Ciências e na pesquisa no ensino médio. Além do desenvolvimento de um olhar mais crítico e consciente, a pesquisa social se torna uma forma alternativa de avaliação de conhecimento e atividade escolar. O aluno tende a criar o hábito da leitura e escrita para registrar o que observou. Mostrando mais uma vez que a importância da Sociologia transcende os limites de uma disciplina monolítica e ajuda os alunos a pensarem cientificamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PIBID, SOCIOLOGIA, FEIRA DE CIÊNCIAS, PESQUISA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6971_16102017151927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME LUIZ PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME COSTA" "autor_email" => "guilhermelpcosta15@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }