DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36397 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3460 "inscrito_id" => 9743 "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS" "resumo" => """ Resumo: Sabe-se que educação de jovens e adultos tem passado por mudanças e muitos desafios no decorrer da história brasileira, sabemos que ler e escrever não se detém em um determinado período de idade, mas acontece a qualquer momento da vida. O artigo traz os resultados obtidos durante uma pesquisa teórica e de campo sobre: Como se dá o ensino de alfabetização na educação de jovens e adultos e os desafios que os professores encontram neste processo. Entretanto para o primeiro momento realizamos o estudo de caso em uma turma de primeiro ciclo na escola no município de Recife-PE. Os principais autores que embasou nossa pesquisa foram: FREIRE, Paulo, e SCHWARTZ, Suzana. Foi muito importante investigar os desafios enfrentados pela professora no processo de alfabetização de jovens e adultos, pois ainda são poucos os estudos nessa área e temática. A coleta de dados ocorreu através de observação, questionário semiestruturado e análise bibliográfica. Os resultados mostraram que a professora pesquisada prezar o diálogo e as vivências dos estudantes, sua missão é propor ao aluno a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. E apesar das dificuldades encontradas pelos professores e estudantes, existe uma vontade em comum de ambos os lados, a vontade de “aprender” obter conhecimento. Portanto ressaltamos a importância de politicas públicas que valorizem o profissional dessa modalidade e que tragar consigo uma formação inovadora. \r\n \r\n Palavras-chave: Alfabetização, Desafios, EJA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID9743_13102017123405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANEGLA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "ANGELA SANTOS " "autor_email" => "anginha.preto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36397 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3460 "inscrito_id" => 9743 "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS" "resumo" => """ Resumo: Sabe-se que educação de jovens e adultos tem passado por mudanças e muitos desafios no decorrer da história brasileira, sabemos que ler e escrever não se detém em um determinado período de idade, mas acontece a qualquer momento da vida. O artigo traz os resultados obtidos durante uma pesquisa teórica e de campo sobre: Como se dá o ensino de alfabetização na educação de jovens e adultos e os desafios que os professores encontram neste processo. Entretanto para o primeiro momento realizamos o estudo de caso em uma turma de primeiro ciclo na escola no município de Recife-PE. Os principais autores que embasou nossa pesquisa foram: FREIRE, Paulo, e SCHWARTZ, Suzana. Foi muito importante investigar os desafios enfrentados pela professora no processo de alfabetização de jovens e adultos, pois ainda são poucos os estudos nessa área e temática. A coleta de dados ocorreu através de observação, questionário semiestruturado e análise bibliográfica. Os resultados mostraram que a professora pesquisada prezar o diálogo e as vivências dos estudantes, sua missão é propor ao aluno a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. E apesar das dificuldades encontradas pelos professores e estudantes, existe uma vontade em comum de ambos os lados, a vontade de “aprender” obter conhecimento. Portanto ressaltamos a importância de politicas públicas que valorizem o profissional dessa modalidade e que tragar consigo uma formação inovadora. \r\n \r\n Palavras-chave: Alfabetização, Desafios, EJA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID9743_13102017123405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANEGLA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "ANGELA SANTOS " "autor_email" => "anginha.preto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }