Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FRAGILIDADE DA EDUCAÇÃO FRENTE O COMBATE A LGBTFOBIA

Palavra-chaves: GÊNERO, EDUCAÇÃO, INTERSECCIONALIDADE, BULLYING Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, incentivada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Nesse contexto, atentando para as relações de poder imposta pela sociedade e baseando-se nas teorias de interseccionalidade de gênero, sexualidade e etnia-raça o presente artigo propõe analisar Escolas de Referência do Ensino Médio de Pernambuco (EREM), por dois motivos: (a) Esse espaço pode ser um reprodutor e ou emancipatório das desigualdades sociais em relação aos marcadores sociais, (b) Nas escolas de referência há a obrigatoriedade da disciplina de Direitos Humanos, que será a matéria alvo de análise da pesquisadora. Assim, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar como duas escolas localizadas em Caruaru/PE, promovem uma educação em e para os Direitos Humanos no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma pedagogia antibullying, sendo o foco nas práticas pedagógicas que acontecem no cotidiano escolar. Utiliza-se como técnica de coleta de dados conversas informais, observação não participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, constatamos que os docentes promovem uma prática pedagógica que problematiza uma reflexão a cerca dos marcadores sociais que incluem ou excluem indivíduos e ou grupos sociais. Entretanto, analisou-se também que as referidas categorias da interseccionalidade são abordadas nas práticas pedagógicas de maneira parcial, sem serem aprofundadas como uma pedagogia antibullying. A falta de formação continuada para os professores abordarem essas temáticas, também foram assuntos mencionados por parte dos professores. Portanto, podemos admitir que, ainda, há a fragilidade de pedagogias que promovam ações antibullying LGBTfóbico nas escolas.

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