Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS, PALAVRAS CRUZADAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35763
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 6304
    "titulo" => "ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS"
    "resumo" => "A química tem um importante papel na formação dos alunos, visto que ela se encontra presente em todo o cotidiano, proporcionando experiencias incríveis. Porém por ser vista como uma disciplina difícil, os alunos costumam não prestar atenção nas aulas. Com isso tem surgido uma grande preocupação com relação as metodologias que estão sendo usadas em sala de aula. Alguns autores têm sugerido a inserção de diferentes práticas metodológicas que possam prender a atenção do aluno, portanto o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino, podem contribuir para a formação dos alunos. Pois os jogos didáticos têm como função poder complementar a aprendizagem dos alunos, sendo que concentra uma metodologia que consegue abordar inúmeros aspectos do lúdico e do ensino, além de auxiliar os alunos em conteúdos que são considerados complexos, deste modo um material complementar de grande valor. O material que foi desenvolvido neste trabalho foi um almanaque de palavras cruzadas, que teve como objetivo o desenvolvimento de um material de ensino-aprendizagem, como uma atividade de fixação, podendo proporcionar ao aluno uma maior aprendizagem, através de experiências prazerosas e dinâmicas, procurando eliminar as dificuldades encontradas na sala de aula, bem como melhorar a prática docente e enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos. E por ser um material de baixo custo, é de fácil acesso para qualquer professor e escola. O uso de palavras cruzadas é um método que pode contribuir tanto para o conhecimento cientifico como para o desenvolvimento da escrita. Logo, com o desenvolvimento deste material, buscamos despertar o interesse e a curiosidade do aluno pela química, bem como colaborar com o docente com uma metodologia diferente, proporcionando aulas mais interativas e prazerosas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS, PALAVRAS CRUZADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6304_11092017172228.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA LUIZA RIBEIRO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "MARINA LUIZA"
    "autor_email" => "mari_luiza147@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35763
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 6304
    "titulo" => "ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS"
    "resumo" => "A química tem um importante papel na formação dos alunos, visto que ela se encontra presente em todo o cotidiano, proporcionando experiencias incríveis. Porém por ser vista como uma disciplina difícil, os alunos costumam não prestar atenção nas aulas. Com isso tem surgido uma grande preocupação com relação as metodologias que estão sendo usadas em sala de aula. Alguns autores têm sugerido a inserção de diferentes práticas metodológicas que possam prender a atenção do aluno, portanto o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino, podem contribuir para a formação dos alunos. Pois os jogos didáticos têm como função poder complementar a aprendizagem dos alunos, sendo que concentra uma metodologia que consegue abordar inúmeros aspectos do lúdico e do ensino, além de auxiliar os alunos em conteúdos que são considerados complexos, deste modo um material complementar de grande valor. O material que foi desenvolvido neste trabalho foi um almanaque de palavras cruzadas, que teve como objetivo o desenvolvimento de um material de ensino-aprendizagem, como uma atividade de fixação, podendo proporcionar ao aluno uma maior aprendizagem, através de experiências prazerosas e dinâmicas, procurando eliminar as dificuldades encontradas na sala de aula, bem como melhorar a prática docente e enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos. E por ser um material de baixo custo, é de fácil acesso para qualquer professor e escola. O uso de palavras cruzadas é um método que pode contribuir tanto para o conhecimento cientifico como para o desenvolvimento da escrita. Logo, com o desenvolvimento deste material, buscamos despertar o interesse e a curiosidade do aluno pela química, bem como colaborar com o docente com uma metodologia diferente, proporcionando aulas mais interativas e prazerosas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS, PALAVRAS CRUZADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6304_11092017172228.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA LUIZA RIBEIRO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "MARINA LUIZA"
    "autor_email" => "mari_luiza147@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A química tem um importante papel na formação dos alunos, visto que ela se encontra presente em todo o cotidiano, proporcionando experiencias incríveis. Porém por ser vista como uma disciplina difícil, os alunos costumam não prestar atenção nas aulas. Com isso tem surgido uma grande preocupação com relação as metodologias que estão sendo usadas em sala de aula. Alguns autores têm sugerido a inserção de diferentes práticas metodológicas que possam prender a atenção do aluno, portanto o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino, podem contribuir para a formação dos alunos. Pois os jogos didáticos têm como função poder complementar a aprendizagem dos alunos, sendo que concentra uma metodologia que consegue abordar inúmeros aspectos do lúdico e do ensino, além de auxiliar os alunos em conteúdos que são considerados complexos, deste modo um material complementar de grande valor. O material que foi desenvolvido neste trabalho foi um almanaque de palavras cruzadas, que teve como objetivo o desenvolvimento de um material de ensino-aprendizagem, como uma atividade de fixação, podendo proporcionar ao aluno uma maior aprendizagem, através de experiências prazerosas e dinâmicas, procurando eliminar as dificuldades encontradas na sala de aula, bem como melhorar a prática docente e enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos. E por ser um material de baixo custo, é de fácil acesso para qualquer professor e escola. O uso de palavras cruzadas é um método que pode contribuir tanto para o conhecimento cientifico como para o desenvolvimento da escrita. Logo, com o desenvolvimento deste material, buscamos despertar o interesse e a curiosidade do aluno pela química, bem como colaborar com o docente com uma metodologia diferente, proporcionando aulas mais interativas e prazerosas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.