Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas.

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