INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA
ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37190 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2962 "inscrito_id" => 7588 "titulo" => """ INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA\r\n ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL """ "resumo" => "Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7588_29092017143518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ALEXANDRE DE SOUSA BORGES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "aalexandresb@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37190 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2962 "inscrito_id" => 7588 "titulo" => """ INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: HEREDOGRAMA\r\n ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL """ "resumo" => "Nos dias atuais a preocupação com a inclusão vem sendo pautada nos diversos níveis de ensino e cada vez mais há a necessidade de se criar modelos didáticos que favoreçam a inclusão em sala de aula. Nesse sentido, a transformação da escola em um ambiente educacional inclusivo é um processo gradual e requer esforços dos membros que nela atuam. O trabalho desenvolvido teve como objetivo a construção de um heredograma adaptado para pessoas com deficiência visual visando atender os pressupostos da inclusão do discente com essa necessidade específica. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, isto é, não se atendo com o que pode ser quantificado. O projeto teve como sujeitos de pesquisa professores de nível superior de diversas áreas da biologia, uma aluna deficiente visual e especialistas em educação inclusiva. Os participantes foram consultados individualmente, recebendo esclarecimentos quanto ao objetivo do projeto e instruídos a anotações de sugestões, críticas ou dúvidas. A avaliação feita pelos professores das disciplinas de biologia mostrou que o modelo ajuda o docente no ato de ensinar os conteúdos. Eles também pontuaram que os conceitos foram trabalhados da maneira correta no modelo construído. Os especialistas da área de educação inclusiva citaram que o material auxilia na aprendizagem dos discentes com necessidades específicas. A aluna deficiente visual também julgou importante a utilização do material confeccionado para o aprendizado dos conteúdos. Dos três sujeitos da pesquisa, tanto os professores de biologia quanto os especialistas deram sugestões para melhorar o trabalho, sendo que algumas das sugestões não foram seguidas por parte dos autores. Com a realização da pesquisa conclui-se que o heredograma confeccionado contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual, facilitando assim tanto o ensinar por parte do professor quanto o aprender por parte do aluno. Modelos didáticos são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, especialmente alunos com necessidades específicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEI DE HARDY-WEINBERG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7588_29092017143518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ALEXANDRE DE SOUSA BORGES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "aalexandresb@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }