A presente pesquisa apresenta uma verificação sobre a educação inclusiva e o ensino da Matemática para alunos com síndrome de Down e deficientes visuais, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar como ocorre a inclusão e o ensino-aprendizagem desses alunos. A pesquisa foi proposta em sala de aula, na disciplina de Educação à Distância na turma de licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, onde foi apresentado à teoria, compreendendo a definição de síndrome de Down e deficiência visual e o ensino da Matemática para ambos, a partir disso, surgiu à necessidade de investigar como ocorre este ensino no ambiente escolar. Acontecendo a averiguação em duas escolas distintas no estado de Pernambuco, em diferentes municípios, sendo eles, Passira e Carpina. Foi possível encontrar resultados através de observação e entrevistas, onde houve perguntas para as gestoras das escolas e as professoras de Matemática. A pesquisa revelou como os alunos são inclusos nas escolas, especificamente nas que foram realizadas a investigação e como ocorre o processo de ensino-aprendizagem através da prática, respeitando a originalidade dos alunos, utilizando diferentes materiais disponíveis e recursos de acordo com o alcance das professoras, permitindo que os alunos com síndrome de Down e deficientes visuais sejam inclusos no ambiente escolar e que possam aprender a Matemática, de modo que os pressupostos teóricos fossem articulados à prática. Tais discussões são fundamentais no âmbito escolar e para a formação do professor, a fim de permitir de fato, a inclusão e a aprendizagem dos alunos com síndrome de Down e deficientes visuais.