Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEMA ÁGUA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA

Palavra-chaves: ÁGUA, ENSINO DA QUÍMICA, ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que\r\n
      teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em\r\n
      relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por\r\n
      investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da\r\n
      água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital\r\n
      potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos\r\n
      sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em\r\n
      seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e\r\n
      puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de\r\n
      abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água\r\n
      mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e\r\n
      Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que\r\n
      não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros\r\n
      da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito\r\n
      e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do\r\n
      planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apresentaremos neste trabalho, uma atividade desenvolvida pela oficina de Ciência & Química do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde (Unidade Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação da visita, ressaltando a importância dos combinados, passando pelo trabalho de campo em si até chegar na sistematização dos conteúdos.

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