Apresentaremos neste trabalho, uma atividade desenvolvida pela oficina de Ciência &
Química do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde (Unidade
Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que
teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em
relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por
investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da
água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital
potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos
sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em
seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e
puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de
abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água
mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e
Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que
não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros
da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito
e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do
planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação
da visita, ressaltando a importância dos combinados, passando pelo trabalho de campo em si
até chegar na sistematização dos conteúdos.