Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEMA ÁGUA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA

Palavra-chaves: ÁGUA, ENSINO DA QUÍMICA, ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37941
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4425
    "inscrito_id" => 6791
    "titulo" => "O TEMA ÁGUA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA"
    "resumo" => """
      Apresentaremos neste trabalho, uma atividade desenvolvida pela oficina de Ciência &\r\n
      Química do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde (Unidade\r\n
      Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que\r\n
      teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em\r\n
      relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por\r\n
      investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da\r\n
      água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital\r\n
      potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos\r\n
      sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em\r\n
      seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e\r\n
      puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de\r\n
      abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água\r\n
      mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e\r\n
      Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que\r\n
      não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros\r\n
      da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito\r\n
      e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do\r\n
      planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação\r\n
      da visita, ressaltando a importância dos combinados, passando pelo trabalho de campo em si\r\n
      até chegar na sistematização dos conteúdos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, ENSINO DA QUÍMICA, ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6791_16102017213952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSULLA DANTAS DE ARAÚJO TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "CELSULLA DANTAS"
    "autor_email" => "celdan251010@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37941
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4425
    "inscrito_id" => 6791
    "titulo" => "O TEMA ÁGUA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA"
    "resumo" => """
      Apresentaremos neste trabalho, uma atividade desenvolvida pela oficina de Ciência &\r\n
      Química do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde (Unidade\r\n
      Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que\r\n
      teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em\r\n
      relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por\r\n
      investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da\r\n
      água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital\r\n
      potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos\r\n
      sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em\r\n
      seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e\r\n
      puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de\r\n
      abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água\r\n
      mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e\r\n
      Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que\r\n
      não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros\r\n
      da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito\r\n
      e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do\r\n
      planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação\r\n
      da visita, ressaltando a importância dos combinados, passando pelo trabalho de campo em si\r\n
      até chegar na sistematização dos conteúdos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, ENSINO DA QUÍMICA, ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6791_16102017213952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSULLA DANTAS DE ARAÚJO TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "CELSULLA DANTAS"
    "autor_email" => "celdan251010@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Apresentaremos neste trabalho, uma atividade desenvolvida pela oficina de Ciência & Química do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde (Unidade Natal/RN), pertencente ao Instituto Santos Dumont (ISD). Trata-se de um estudo do meio que teve como tema a água e despertou nos alunos, dentre outras coisas, um olhar crítico em relação ao seu consumo, qualidade e reuso. A experiência vivida através do ensino por investigação teve como objetivo entender as propriedades físico-químicas e biológicas, da água, além de possibilitar discussões sobre o acesso, cuidado e distribuição da água na capital potiguar. A razão da escolha desse tema, surgiu da necessidade de discutir com os alunos sobre os problemas vividos por eles, desde o abastecimento até a má qualidade da água em seus bairros. Nessa proposta, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de água mineral e puderam verificar na prática os conteúdos trabalhados na oficina, entendendo todo sistema de abastecimento da água nos seus bairros, a relação da água potável distribuída com a água mineral comercializada até a compreensão das informações da conta de água (pH, Nitrato e Coliformes Fecais). Dentro da metodologia desse projeto utilizamos o Estudo do Meio que não é apenas um passeio, mas uma importante ferramenta pedagógica que extrapola os muros da escola. E como toda atividade pedagógica, não pode ser banalizada, feita de qualquer jeito e nem tão pouco realizada sem uma razão de ser. Mostraremos os passos seguidos, o rigor do planejamento da proposta, a participação dos alunos nesse planejamento, desde a preparação da visita, ressaltando a importância dos combinados, passando pelo trabalho de campo em si até chegar na sistematização dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.