O texto literário é um elemento que vai além de um gênero a ser trabalho nas aulas de língua estrangeira, representa um importante mecanismo de base para o ensino da gramática. Assim, diante deste fato levantamos algumas discussões acerca do nosso estudo sobre a relevância do uso do texto literário (TL) para o processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira. O que impulsionou a apresentar neste trabalho, reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de língua, especificamente nas aulas de língua espanhola, ressaltando o ensino de gramática. Respaldados nos estudos de Santoro (2007), Silva (2011), Fillola (2007), entre outros, para endossar essa discussão. Sobre uma abordagem qualitativa e descritiva dos dados, utilizamos como objeto de estudo a poesia “Veros para ti” de Gian Franco Pagliaro, ao longo do texto vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o texto literário traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de língua espanhola, especificamente para o ensino de gramática, trabalhando as habilidades linguísticas, como: a compreensão oral, escrita, auditiva e leitora, imprescindíveis para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Entretanto, para trabalhar o texto literário em sala de aula é preciso levar em consideração o prévio conhecimento do aluno. O que nos fez compreendermos que o texto literário faz parte tanto da criação estética como de uma compreensão literária que ativa os diferentes conhecimentos de uso da língua, constitui uma atividade cognitiva de construção de sentido e de atribuição de interpretações, de reconhecimentos de elementos, de formas, de relações sociais.