Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: TEXTO LITERÁRIO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA, GRAMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37945
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2167
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O texto literário é um elemento que vai além de um gênero a ser trabalho nas aulas de língua estrangeira, representa um importante mecanismo de base para o ensino da gramática. Assim, diante deste fato levantamos  algumas discussões acerca do nosso estudo sobre a relevância do uso do texto literário (TL) para o processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira. O que impulsionou   a apresentar neste trabalho, reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de língua, especificamente nas aulas de língua espanhola, ressaltando o ensino de gramática. Respaldados nos estudos de Santoro (2007), Silva (2011), Fillola (2007), entre outros, para endossar essa discussão. Sobre uma abordagem qualitativa e descritiva dos dados, utilizamos como objeto de estudo a poesia “Veros para ti” de Gian Franco Pagliaro, ao longo do texto vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o texto  literário traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de língua espanhola, especificamente para o ensino de gramática, trabalhando as habilidades linguísticas, como: a compreensão oral, escrita, auditiva e leitora, imprescindíveis para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Entretanto, para trabalhar o texto literário em sala de aula é preciso levar em consideração o prévio conhecimento do aluno. O que nos fez compreendermos que o texto literário faz parte tanto da criação estética como de uma compreensão literária que ativa os diferentes conhecimentos de uso da língua, constitui uma atividade cognitiva de construção de sentido e de atribuição de interpretações, de reconhecimentos de elementos, de formas, de relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA, GRAMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID125_11092017175854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVILANE QUEIROZ DOS SANTOS CELIS"
    "autor_nome_curto" => "KELVILANE"
    "autor_email" => "kelvilane.queiroz@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37945
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2167
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O texto literário é um elemento que vai além de um gênero a ser trabalho nas aulas de língua estrangeira, representa um importante mecanismo de base para o ensino da gramática. Assim, diante deste fato levantamos  algumas discussões acerca do nosso estudo sobre a relevância do uso do texto literário (TL) para o processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira. O que impulsionou   a apresentar neste trabalho, reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de língua, especificamente nas aulas de língua espanhola, ressaltando o ensino de gramática. Respaldados nos estudos de Santoro (2007), Silva (2011), Fillola (2007), entre outros, para endossar essa discussão. Sobre uma abordagem qualitativa e descritiva dos dados, utilizamos como objeto de estudo a poesia “Veros para ti” de Gian Franco Pagliaro, ao longo do texto vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o texto  literário traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de língua espanhola, especificamente para o ensino de gramática, trabalhando as habilidades linguísticas, como: a compreensão oral, escrita, auditiva e leitora, imprescindíveis para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Entretanto, para trabalhar o texto literário em sala de aula é preciso levar em consideração o prévio conhecimento do aluno. O que nos fez compreendermos que o texto literário faz parte tanto da criação estética como de uma compreensão literária que ativa os diferentes conhecimentos de uso da língua, constitui uma atividade cognitiva de construção de sentido e de atribuição de interpretações, de reconhecimentos de elementos, de formas, de relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA, GRAMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID125_11092017175854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVILANE QUEIROZ DOS SANTOS CELIS"
    "autor_nome_curto" => "KELVILANE"
    "autor_email" => "kelvilane.queiroz@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O texto literário é um elemento que vai além de um gênero a ser trabalho nas aulas de língua estrangeira, representa um importante mecanismo de base para o ensino da gramática. Assim, diante deste fato levantamos algumas discussões acerca do nosso estudo sobre a relevância do uso do texto literário (TL) para o processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira. O que impulsionou a apresentar neste trabalho, reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de língua, especificamente nas aulas de língua espanhola, ressaltando o ensino de gramática. Respaldados nos estudos de Santoro (2007), Silva (2011), Fillola (2007), entre outros, para endossar essa discussão. Sobre uma abordagem qualitativa e descritiva dos dados, utilizamos como objeto de estudo a poesia “Veros para ti” de Gian Franco Pagliaro, ao longo do texto vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o texto literário traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de língua espanhola, especificamente para o ensino de gramática, trabalhando as habilidades linguísticas, como: a compreensão oral, escrita, auditiva e leitora, imprescindíveis para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Entretanto, para trabalhar o texto literário em sala de aula é preciso levar em consideração o prévio conhecimento do aluno. O que nos fez compreendermos que o texto literário faz parte tanto da criação estética como de uma compreensão literária que ativa os diferentes conhecimentos de uso da língua, constitui uma atividade cognitiva de construção de sentido e de atribuição de interpretações, de reconhecimentos de elementos, de formas, de relações sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.