INTERDISCIPLINARIDADE E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37230 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4845 "inscrito_id" => 7214 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "As mudanças ocorridas no contexto mundial têm fomentado uma série de reflexões sobre a universidade, seja no contexto da graduação ou de pós-graduação. As instituições de ensino superior tem a competência de formar indivíduos capazes de exercerem uma consciência crítica e não somente prover conhecimento para o mercado de trabalho. Para cumprir com este proposito a universidade não deve centrar-se no paradigma cartesiano, que dissocia o pensamento da ação, devendo refletir sobre suas práticas a partir da interdisciplinaridade. Dessa forma, este estudo objetivou identificar o número de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar no Brasil, bem como tecer uma reflexão sobre a interdisciplinaridade no espaço acadêmico. Para a realização deste trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa quando se elaborou uma revisão teórica e na análise de documentos. Ao trabalhar com os dados compilados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abordou-se o método quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se a ferramenta disponível pela CAPES conhecida como Sistema de Informações Georreferenciadas (GeoCAPES). Os resultados mostraram que o crescente número de programas de pós-graduação no Brasil está relacionado aos investimentos em educação, na formação de pesquisadores em universidades brasileiras, públicas e privadas, dialogando com as demandas da sociedade. Apesar dos números indicarem um elevado desenvolvimento da educação brasileira, destaca-se ainda uma assimetria na distribuição regional. A interdisciplinaridade de fato teve um avanço quantitativo em todo o país, liderando as áreas de avaliação, sendo a modalidade com maior número de cursos stricto sensu do País. Constata-se que esse crescimento também foi qualitativo, haja vista que a última Avaliação Quadrienal da CAPES, esta área foi a que teve mais cursos avaliados, e, apesar da grande quantidade de programas descredenciados, a grande maioria pode ser reconsiderados. Conclui-se que os 335 cursos de pós-graduação interdisciplinares são de grande importância para a sociedade, contribuindo com a ampliação da visão científica sobre as múltiplas dimensões do conhecimento, ofertando assim uma nova identidade ao pesquisador, tornando-o capaz de compreender e agir numa perspectiva multidisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, INTERDISCIPLINARIDADE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7214_17102017115035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AYRLLES MACÊDO" "autor_nome_curto" => "MARIA AYRLLES" "autor_email" => "ayrllesmacedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37230 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4845 "inscrito_id" => 7214 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "As mudanças ocorridas no contexto mundial têm fomentado uma série de reflexões sobre a universidade, seja no contexto da graduação ou de pós-graduação. As instituições de ensino superior tem a competência de formar indivíduos capazes de exercerem uma consciência crítica e não somente prover conhecimento para o mercado de trabalho. Para cumprir com este proposito a universidade não deve centrar-se no paradigma cartesiano, que dissocia o pensamento da ação, devendo refletir sobre suas práticas a partir da interdisciplinaridade. Dessa forma, este estudo objetivou identificar o número de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar no Brasil, bem como tecer uma reflexão sobre a interdisciplinaridade no espaço acadêmico. Para a realização deste trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa quando se elaborou uma revisão teórica e na análise de documentos. Ao trabalhar com os dados compilados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abordou-se o método quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se a ferramenta disponível pela CAPES conhecida como Sistema de Informações Georreferenciadas (GeoCAPES). Os resultados mostraram que o crescente número de programas de pós-graduação no Brasil está relacionado aos investimentos em educação, na formação de pesquisadores em universidades brasileiras, públicas e privadas, dialogando com as demandas da sociedade. Apesar dos números indicarem um elevado desenvolvimento da educação brasileira, destaca-se ainda uma assimetria na distribuição regional. A interdisciplinaridade de fato teve um avanço quantitativo em todo o país, liderando as áreas de avaliação, sendo a modalidade com maior número de cursos stricto sensu do País. Constata-se que esse crescimento também foi qualitativo, haja vista que a última Avaliação Quadrienal da CAPES, esta área foi a que teve mais cursos avaliados, e, apesar da grande quantidade de programas descredenciados, a grande maioria pode ser reconsiderados. Conclui-se que os 335 cursos de pós-graduação interdisciplinares são de grande importância para a sociedade, contribuindo com a ampliação da visão científica sobre as múltiplas dimensões do conhecimento, ofertando assim uma nova identidade ao pesquisador, tornando-o capaz de compreender e agir numa perspectiva multidisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, INTERDISCIPLINARIDADE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7214_17102017115035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AYRLLES MACÊDO" "autor_nome_curto" => "MARIA AYRLLES" "autor_email" => "ayrllesmacedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }