Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA E IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, CULTURA ESCOLAR, DIFERENÇA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A identidade e profissionalização docente surgem como um tema emergente nos últimos anos, e abre perspectivas para questões de grande interesse, como a busca da identidade profissional e a relação do professor com as práticas culturais. Considerar o caráter multicultural da sociedade no âmbito do currículo e da formação docente implica respeitar, valorizar, incorporar e desafiar as identidades plurais em políticas e práticas curriculares. Este artigo pretende contribuir para discussões acerca da identidade docente e sua relação com a cultura, pontuando assim aspectos que contribuem para a construção de uma identidade profissional, trazendo enfoques do currículo e educação e, uma análise da escola sob a ótica da cultura. Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura. A construção da identidade e da diferença no contexto da sala de aula se revela nos atos de currículo praticados por professores e alunos, na interação entre esses sujeitos e seus contextos socioculturais. Embora diferentemente posicionados neste contexto, esses atores estão presentes e buscam afirmar suas identidades. Considera-se que a relevância da prática social da profissão do professor, contrapõe-se com o contexto legal, social e cultural que cerca esta prática, e percebe-se a necessidade eminente de reconstrução da profissão nesta sociedade marcada por profundas e aceleradas mudanças sociais.

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