Ao longo desses dois últimos séculos a organização familiar, espaço primordial para a construção de crenças, valores e cultura, vem sofrendo grandes mudanças nos diferentes contextos social, cultural e econômico em que se constituíram. É no ambiente familiar que a criança vai construindo a sua identidade como pessoas, sob a influência de todos que estão no seu convívio. No contexto escolar, a interação com a e escola é um fator primordial para o bom desempenho do aluno em todos os aspectos, quer seja na aprendizagem, na socialização, no desenvolvimento da autonomia. Este trabalho tem como objetivo traçar os caminhos de uma investigação, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso (YIN, 2001), bem como apresentar o resultado preliminar do mapeamento da produção científica voltada para a temática investigada: “Reflexos do papel de pais e professores na escolarização de crianças com cegueira e baixa visão, nos anos finais do ensino fundamental”. A priori, foi analisado o banco de dados da Capes e da Revista Eletrônica Scielo, no período de 2011 a 2016, a partir dos descritores: família, deficiente visual, cegueira e inclusão. Os resultados iniciais do estudo bibliográfico realizado indicaram que existem poucos trabalhos acadêmicos - teses, dissertações e artigos, que discutam sobre família, deficiência visual e inclusão escolar. Além da necessidade de pesquisas que envolvam a percepção de professores e familiares sobre o papel de cada um no processo de inclusão escolar. O que poderá servir de base para a promoção de ações pedagógicas que visem intensificar a parceria entre família/escola, numa perspectiva colaborativa, nos processos de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência visual.