Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PENSAMENTO CRÍTICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as concepções dos docentes do curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPE, campus Recife, sobre formação de professores. Interessou discutir, também, de que forma o curso de Licenciatura em Geografia do IFPE, contribuirá para o licenciando ser um bom professor de geografia e quais características esses futuros professores de geografia devem ter. Como procedimento metodológico, realizamos um levantamento bibliográfico, onde foram feitas pesquisas de artigos científicos em plataformas digitais, além de realizar um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada uma entrevista com os professores do referido curso. A partir dos resultados das entrevistas, compreendemos que o curso pretende formar um profissional que atenda aos fins da educação nacional, que trate de formar profissionais completos no sentido que não busque apenas a preparação para o mercado e sim para o pleno exercício da cidadania e o pensamento crítico. O corpo docente do curso também se propõe em promover ferramentas didáticas e teóricas para melhor contribuir para a formação de seus licenciando sempre norteados pelas diretrizes do PPC, além de habituarem os estudantes ao ambiente de regência de aula e em pesquisa e extensão. Esta pesquisa aponta para uma necessidade de reflexão mais aprofundada sobre que tipo de professor de geografia o curso quer formar, tendo como base o seu PPC, que passa por um processo de reformulação. Desse modo, o principal foco dos docentes do curso de licenciatura em geografia do IFPE é formar um profissional integral que detenha tanto os conhecimentos práticos, como os teóricos, formando estudantes que consigam aprender os conteúdos necessários para sua formação como cidadão critico-reflexivo capaz de entender o meio em que ele vive.

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