Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3684
    "inscrito_id" => 6165
    "titulo" => "OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6165_15102017152352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FLÁVIA NEU"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA NEU"
    "autor_email" => "adriananeu09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3684
    "inscrito_id" => 6165
    "titulo" => "OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6165_15102017152352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FLÁVIA NEU"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA NEU"
    "autor_email" => "adriananeu09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.