OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38116 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 6165 "titulo" => "OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6165_15102017152352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FLÁVIA NEU" "autor_nome_curto" => "ADRIANA NEU" "autor_email" => "adriananeu09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38116 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 6165 "titulo" => "OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6165_15102017152352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FLÁVIA NEU" "autor_nome_curto" => "ADRIANA NEU" "autor_email" => "adriananeu09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }