Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre seus objetivos, estabelecer um diálogo entre Educação Básica e Ensino Superior, atrelado à reflexão e à prática de um ensino contextualizado. Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação à Docência (BID’s) diretamente ligados a educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Como fonte para coleta de informações para esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos publicados no VI Encontro Nacional de Licenciaturas – ENALIC, realizado em conjunto com o V Seminário Nacional do PIBID, decorrentes do ano 2016. Selecionamos este evento acadêmico-científico como fonte de pesquisa, pois recebe, para avaliação e publicação, muitos trabalhos de bolsistas do PIBID, os quais estão em plena atuação no meio educacional, portanto trazem muitas novidades que são desenvolvidas no meio educacional. Como o foco desta pesquisa foram as ações relacionadas ao ensino e aprendizagem, selecionamos apenas textos submetidos e publicados nos anais deste evento vinculados apenas ao Eixo Temático “Processos de Ensino e Aprendizagem”. Desse modo os trabalhos selecionados para a pesquisa contemplam os componentes curriculares de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Educação Física e Letras - habilitações Português, Espanhol, Inglês. A partir disso, pode-se perceber a grande abrangência do PIBID nos mais diversos componentes curriculares, enfatizando experiências que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Houve trabalhos que relatam a importância de desenvolver atividades de forma interdisciplinar, unindo diferentes conceitos a fim de proporcionar maior contextualização e entendimento para o aluno. Além disso, o PIBID contribui para a aproximação entre escola e universidade e, consequentemente, auxilia na melhoria da formação inicial e continuada dos envolvidos no Programa. Podemos concluir que, para os BID’s dos textos analisados, o PIBID se constitui como um importante espaço de construção da identidade docente, a partir de práticas diferenciadas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem.

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