Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O REFORÇO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: REFORÇO, DIFICULDADE, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37919
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3659
    "inscrito_id" => 2945
    "titulo" => """
      O REFORÇO ESCOLAR:\r\n
      UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "REFORÇO, DIFICULDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2945_15102017113207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁDILLA NAELLY SILVA FAUSTINO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ÁDILLA"
    "autor_email" => "naellynf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO (IESM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37919
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3659
    "inscrito_id" => 2945
    "titulo" => """
      O REFORÇO ESCOLAR:\r\n
      UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "REFORÇO, DIFICULDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2945_15102017113207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁDILLA NAELLY SILVA FAUSTINO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ÁDILLA"
    "autor_email" => "naellynf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO (IESM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.