O REFORÇO ESCOLAR:
UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37919 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 2945 "titulo" => """ O REFORÇO ESCOLAR:\r\n UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => "Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "REFORÇO, DIFICULDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2945_15102017113207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDILLA NAELLY SILVA FAUSTINO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ÁDILLA" "autor_email" => "naellynf@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO (IESM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37919 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 2945 "titulo" => """ O REFORÇO ESCOLAR:\r\n UMA FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => "Este artigo aborda questões sobre o reforço escolar e sua importância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão da literatura, portanto um artigo teórico. Para elaboração deste trabalho tivemos o auxílio de (RUSSO,2012), (PICOLLI e CAMINI ,2012), (MICOTTI,2009), (KAUARK e SILVA,2008), grandes teóricos que foram norteadores nesta pesquisa. A investigação partiu da necessidade de constatar como o reforço escolar veio para contribuir com a educação dos alunos. Os mesmos são sujeitos reais do cotidiano escolar da autora, todos apresentavam um alto índice de dificuldade tanto na leitura como na escrita. A pesquisa buscou identificar: o avanço de dois alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Picuí-PB, que frequentam o reforço escolar, mostrou também a participação dos pais na realização das atividades escolares e a importância do professor trabalhar em parceria com o professor de reforço, aplicando atividades diferenciadas voltadas para a alfabetização. O referido texto aborda também a teoria construtivista o qual mostra que toda criança tem o seu tempo certo para aprender, pois, de acordo com a autora do artigo cada criança é um ser único, deve ter seu tempo para aprender e o reforço veio para ajudar e estimular, sendo o professor um mediador e estimulador do conhecimento. Enfim, mostramos como é importante que toda escola adote a prática do reforço escolar na aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "REFORÇO, DIFICULDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2945_15102017113207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDILLA NAELLY SILVA FAUSTINO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ÁDILLA" "autor_email" => "naellynf@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO (IESM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }