Preparar o professor para atender as diversas demandas que a educação tem imposto para estes profissionais não tem sido uma tarefa fácil e mesmo que um curso de licenciatura dure em média quatro anos e meios isso não faz do professor um profissional completo, a falsa ideia de que os conhecimentos obtidos ao longo destes anos serão o bastante para toda sua vida profissional, tem gerado alguns problemas no ensino. Desta forma este trabalho tem como objetivo conhecer através das percepções de estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas o que eles sabem sobre a formação continuada e a sua importância, pois segundo autores citados neste trabalho é uma prática extremamente importante na vida do profissional da educação. Partindo da ideia de que é na graduação que este assunto deve ser debatido para que seja possível sensibilizar esses futuros profissionais a uma aprendizagem contínua, buscando evitar problemas com as práticas docentes. Para isso foi elaborado um questionário com dez perguntas abertas com cinco futuros docentes, descartamos as questões de múltiplas escolhas para não induzir o sujeito da pesquisa, a seleção dos cinco estudantes entre o total de dez foi de acordo com a disponibilidade para responder ao questionário. Através desta pesquisa foi possível perceber a urgência que os cursos responsáveis pela formação de professores possuem em aborda a formação continuada de professores, para que seja possível enxergar a formação inicial apenas como um ponto de partida. Portanto, desperta o interesse do futuro professor sobre formação continuada deveria ser um tema abordado ainda na universidade, para que fosse possível inquietar o estudante sobre a necessidade de continuar aprofundando seus conhecimentos e melhorar suas práticas docentes para consequentemente beneficiar seus futuros estudantes, a falta deste discussão pode gerar nesses discentes o sentimento de completude e com isso inúmeros problemas podem emergir.