Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38201
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3486
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "As universidades surgiram no Brasil com intuito de acolher a elite que precisava se dirigir a Europa afim de continuar os estudos e conseguir uma formação profissional. Esse cenário sofreu mudanças em nosso país, porém ainda hoje observamos um ingresso limitado de jovens na academia, mesmo quando relacionado ao desenvolvimento e a abrangência da educação na atualidade. Os cursos de licenciatura são um bom exemplo, pois a sua escolha pelos jovens, na maioria das vezes, está em segundo plano, o que se relaciona principalmente a desvalorização profissional e salarial no mercado de trabalho, como também o modo como muitas profissões são enaltecidas. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil e as perspectivas dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de formação do Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras Paraíba. Como método de investigação foi utilizado questionário semiestruturado composto por questões objetivas e subjetivas, sendo aplicado a 45 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhidos de forma aleatória. Na análise dos dados utilizou-se a abordagem quali-quantitativa buscando avaliar o estado de convivência dos graduandos em relação ao curso e análise percentual dos dados obtidos para descrever as dificuldades apresentadas pelos alunos, seu desempenho e sua perspectiva quanto a formação. Os resultados encontrados demonstraram que um pequeno percentual dos alunos trabalham e que os discentes preferem as disciplinas mais ligadas a Biologia propriamente dita, além do destaque na área ambiental. Assim, podemos concluir que os licenciandos em Ciências Biológicas estão preocupados com a sua formação e o bom desenvolvimento do curso, onde eles procuram estimular a melhora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID813_13102017171914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MACIEL SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON MACIEL"
    "autor_email" => "andersonmacielsoares@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38201
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3486
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "As universidades surgiram no Brasil com intuito de acolher a elite que precisava se dirigir a Europa afim de continuar os estudos e conseguir uma formação profissional. Esse cenário sofreu mudanças em nosso país, porém ainda hoje observamos um ingresso limitado de jovens na academia, mesmo quando relacionado ao desenvolvimento e a abrangência da educação na atualidade. Os cursos de licenciatura são um bom exemplo, pois a sua escolha pelos jovens, na maioria das vezes, está em segundo plano, o que se relaciona principalmente a desvalorização profissional e salarial no mercado de trabalho, como também o modo como muitas profissões são enaltecidas. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil e as perspectivas dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de formação do Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras Paraíba. Como método de investigação foi utilizado questionário semiestruturado composto por questões objetivas e subjetivas, sendo aplicado a 45 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhidos de forma aleatória. Na análise dos dados utilizou-se a abordagem quali-quantitativa buscando avaliar o estado de convivência dos graduandos em relação ao curso e análise percentual dos dados obtidos para descrever as dificuldades apresentadas pelos alunos, seu desempenho e sua perspectiva quanto a formação. Os resultados encontrados demonstraram que um pequeno percentual dos alunos trabalham e que os discentes preferem as disciplinas mais ligadas a Biologia propriamente dita, além do destaque na área ambiental. Assim, podemos concluir que os licenciandos em Ciências Biológicas estão preocupados com a sua formação e o bom desenvolvimento do curso, onde eles procuram estimular a melhora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID813_13102017171914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MACIEL SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON MACIEL"
    "autor_email" => "andersonmacielsoares@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As universidades surgiram no Brasil com intuito de acolher a elite que precisava se dirigir a Europa afim de continuar os estudos e conseguir uma formação profissional. Esse cenário sofreu mudanças em nosso país, porém ainda hoje observamos um ingresso limitado de jovens na academia, mesmo quando relacionado ao desenvolvimento e a abrangência da educação na atualidade. Os cursos de licenciatura são um bom exemplo, pois a sua escolha pelos jovens, na maioria das vezes, está em segundo plano, o que se relaciona principalmente a desvalorização profissional e salarial no mercado de trabalho, como também o modo como muitas profissões são enaltecidas. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil e as perspectivas dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de formação do Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras Paraíba. Como método de investigação foi utilizado questionário semiestruturado composto por questões objetivas e subjetivas, sendo aplicado a 45 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhidos de forma aleatória. Na análise dos dados utilizou-se a abordagem quali-quantitativa buscando avaliar o estado de convivência dos graduandos em relação ao curso e análise percentual dos dados obtidos para descrever as dificuldades apresentadas pelos alunos, seu desempenho e sua perspectiva quanto a formação. Os resultados encontrados demonstraram que um pequeno percentual dos alunos trabalham e que os discentes preferem as disciplinas mais ligadas a Biologia propriamente dita, além do destaque na área ambiental. Assim, podemos concluir que os licenciandos em Ciências Biológicas estão preocupados com a sua formação e o bom desenvolvimento do curso, onde eles procuram estimular a melhora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.