DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE SEUS ESPAÇOS, MEMÓRIAS E SUJEITOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36443 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1490 "inscrito_id" => 3255 "titulo" => "DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE SEUS ESPAÇOS, MEMÓRIAS E SUJEITOS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que se propõe a dialogar sobre os sujeitos jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de como estão sendo significados nos discursos docentes. No percurso da investigação senti necessidade de dialogar com a EJA através dos eixos espaço, memória e sujeitos, portanto, trago neste texto estas reflexões. Me apoio na Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para basear tal pesquisa. No que se refere ao eixo espaço, assumindo que as turmas da modalidade encontram- se nas periferias, marcadas pelo estigma da negatividade, que influenciam discursos que legitimam processos de segregação de direitos, chamo atenção para desnaturalizá- los, visto que são processos que se estabelecem por negociações discursivas e, portanto, é possível propor outras relações mais justas sob estes territórios . Para pensar no eixo memória, são sinalizados alguns elementos de configuração da educação para adultos e jovens, que ressignificadas, colaboram forjando práticas e discursos híbridos que nos auxilia nas compreensões de como a EJA se estrutura. Procuro problematizar acerca dos objetivos iniciais e os sentidos que estavam presentes nos primeiros programas de Estado voltados para garantir a escolaridade de alunos/as adultos/as e jovens, que não traziam as compreensões que temos atualmente sobre EJA, mas que em alguma medida garantiam o acesso à escolaridade para esse segmento da população. Quanto ao eixo sujeitos, dialogo com a perspectiva de que embora o/a aluno/a não tenha se apropriado de determinados conteúdos, isso não inviabiliza sua leitura de mundo e, portanto, esta deveria integrar o currículo da EJA, valorizando, problematizando e ressignificando os saberes de seus/as alunos/as. O potencial transformador das negociações, nos ajudam a refletir sobre a responsabilidade de cada um de nós na legitimação de determinados discursos ou em sua desconstrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PERMANENTE, CURRÍCULO, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3255_10092017200751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA AVOGLIO ALVES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA AVOGLIO" "autor_email" => "roberta.avoglio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36443 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1490 "inscrito_id" => 3255 "titulo" => "DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE SEUS ESPAÇOS, MEMÓRIAS E SUJEITOS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que se propõe a dialogar sobre os sujeitos jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de como estão sendo significados nos discursos docentes. No percurso da investigação senti necessidade de dialogar com a EJA através dos eixos espaço, memória e sujeitos, portanto, trago neste texto estas reflexões. Me apoio na Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para basear tal pesquisa. No que se refere ao eixo espaço, assumindo que as turmas da modalidade encontram- se nas periferias, marcadas pelo estigma da negatividade, que influenciam discursos que legitimam processos de segregação de direitos, chamo atenção para desnaturalizá- los, visto que são processos que se estabelecem por negociações discursivas e, portanto, é possível propor outras relações mais justas sob estes territórios . Para pensar no eixo memória, são sinalizados alguns elementos de configuração da educação para adultos e jovens, que ressignificadas, colaboram forjando práticas e discursos híbridos que nos auxilia nas compreensões de como a EJA se estrutura. Procuro problematizar acerca dos objetivos iniciais e os sentidos que estavam presentes nos primeiros programas de Estado voltados para garantir a escolaridade de alunos/as adultos/as e jovens, que não traziam as compreensões que temos atualmente sobre EJA, mas que em alguma medida garantiam o acesso à escolaridade para esse segmento da população. Quanto ao eixo sujeitos, dialogo com a perspectiva de que embora o/a aluno/a não tenha se apropriado de determinados conteúdos, isso não inviabiliza sua leitura de mundo e, portanto, esta deveria integrar o currículo da EJA, valorizando, problematizando e ressignificando os saberes de seus/as alunos/as. O potencial transformador das negociações, nos ajudam a refletir sobre a responsabilidade de cada um de nós na legitimação de determinados discursos ou em sua desconstrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PERMANENTE, CURRÍCULO, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3255_10092017200751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA AVOGLIO ALVES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA AVOGLIO" "autor_email" => "roberta.avoglio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }