Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EVASÃO DE CURSOS EAD, CENTRO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35115
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3924
    "inscrito_id" => 7070
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA."
    "resumo" => "O presente trabalho prima por demonstrar a eficácia do Ensino a Distância na formação continuada de professores, suas implicações e resultados, enfatizando dados reais de cursos na modalidade semipresencial realizados no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, o CED. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica de dados dos cursos realizados pelo CED no ano de 2016, contabilizando o número de inscritos e certificados, e analisando os comentários que os cursistas deixaram, de maneira opcional ao final de cada curso, através de pesquisa aberta.   Os objetivos do trabalho foram avaliar os resultados dos cursos de formação continuada para professores no ano de 2016, além de analisar os motivos de desistência relatados pelos alunos através de pesquisa aberta opcional disponibilizada ao final de cada curso, o que nos permitiu categorizar os principais motivos de desistência nos cursos nesta modalidade, que são: (1) fatores situacionais; (2) problemas com a tecnologia; e (3) falta apoio acadêmico, onde podemos identificar problemas de caráter pessoal, profissional e tecnológico como entraves para a conclusão das formações. Podemos concluir que, mediante os dados apresentados, os cursos do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará conseguiu atingir um número significativo de professores para a formação continuada, abrangendo todo o estado, e apresentamos dados que mostram os motivos possíveis do número de evasão dos cursos EaD serem tão altos, além de avaliar a utilização de uma ferramenta de mensagens instantâneas, o Whats App."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EVASÃO DE CURSOS EAD, CENTRO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7070_16102017115824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE HELLE RIBEIRO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE RIBEIRO "
    "autor_email" => "alinehlen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35115
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3924
    "inscrito_id" => 7070
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA."
    "resumo" => "O presente trabalho prima por demonstrar a eficácia do Ensino a Distância na formação continuada de professores, suas implicações e resultados, enfatizando dados reais de cursos na modalidade semipresencial realizados no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, o CED. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica de dados dos cursos realizados pelo CED no ano de 2016, contabilizando o número de inscritos e certificados, e analisando os comentários que os cursistas deixaram, de maneira opcional ao final de cada curso, através de pesquisa aberta.   Os objetivos do trabalho foram avaliar os resultados dos cursos de formação continuada para professores no ano de 2016, além de analisar os motivos de desistência relatados pelos alunos através de pesquisa aberta opcional disponibilizada ao final de cada curso, o que nos permitiu categorizar os principais motivos de desistência nos cursos nesta modalidade, que são: (1) fatores situacionais; (2) problemas com a tecnologia; e (3) falta apoio acadêmico, onde podemos identificar problemas de caráter pessoal, profissional e tecnológico como entraves para a conclusão das formações. Podemos concluir que, mediante os dados apresentados, os cursos do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará conseguiu atingir um número significativo de professores para a formação continuada, abrangendo todo o estado, e apresentamos dados que mostram os motivos possíveis do número de evasão dos cursos EaD serem tão altos, além de avaliar a utilização de uma ferramenta de mensagens instantâneas, o Whats App."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EVASÃO DE CURSOS EAD, CENTRO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7070_16102017115824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE HELLE RIBEIRO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE RIBEIRO "
    "autor_email" => "alinehlen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho prima por demonstrar a eficácia do Ensino a Distância na formação continuada de professores, suas implicações e resultados, enfatizando dados reais de cursos na modalidade semipresencial realizados no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, o CED. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica de dados dos cursos realizados pelo CED no ano de 2016, contabilizando o número de inscritos e certificados, e analisando os comentários que os cursistas deixaram, de maneira opcional ao final de cada curso, através de pesquisa aberta. Os objetivos do trabalho foram avaliar os resultados dos cursos de formação continuada para professores no ano de 2016, além de analisar os motivos de desistência relatados pelos alunos através de pesquisa aberta opcional disponibilizada ao final de cada curso, o que nos permitiu categorizar os principais motivos de desistência nos cursos nesta modalidade, que são: (1) fatores situacionais; (2) problemas com a tecnologia; e (3) falta apoio acadêmico, onde podemos identificar problemas de caráter pessoal, profissional e tecnológico como entraves para a conclusão das formações. Podemos concluir que, mediante os dados apresentados, os cursos do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará conseguiu atingir um número significativo de professores para a formação continuada, abrangendo todo o estado, e apresentamos dados que mostram os motivos possíveis do número de evasão dos cursos EaD serem tão altos, além de avaliar a utilização de uma ferramenta de mensagens instantâneas, o Whats App.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.