INSETICIDAS NATURAIS NA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37221 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4588 "inscrito_id" => 7982 "titulo" => "INSETICIDAS NATURAIS NA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "O ensino contextualizado, abordando situações do cotidiano dos alunos a fim de formar cidadão e não apenas abordar conceitos de Química, por exemplo, tende a levar o professor a repensar sua prática, buscando ferramentas que facilitem esse tipo de exercício e o aproxime do aluno e assim, o instigue a aprendizagem. Pois, o aprender se entrelaça a necessidade de contextualizar os conceitos, ou seja, trazer o que até então se limitava a sala de aula para o cotidiano dos alunos, de maneira que o faça “enxergar” a importância de estudar as ciências, reconhecendo, desta forma, a sua presença no dia-a-dia e a sua aplicação como maneira de facilitação na vida humana. Em outras palavras, é preciso que o aluno saiba identificar e utilizar o que está estudando nos momentos adequados de seu cotidiano. Neste contexto, traz-se uma proposta didática que una o conteúdo químico de “Misturas” ao problema social das “pragas urbanas”, ou seja, vetores transmissores de doenças que ganham cada vez mais resistências ao uso dos inseticidas sintéticos. A atividade aqui proposta, parte de uma oficina didática em que se faça uma associação aos conceitos de fase, tipos de misturas e processos de separação, abordando os tipos de pragas, inseticidas sintéticos e naturais, plantas de ação inseticidas, e os problemas causados ao meio ambiente e a sociedade como consequência do uso desencadeado destes inseticidas. Assim, a partir de uma ação investigativa, instigar a aprendizagem do aluno, e consequentemente, diminuir a visão de abstração do ensino e aprendizagem das ciências exatas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MISTURAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7982_16102017225849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATINAÊ JOICE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ATINAÊ PEREIRA" "autor_email" => "atinae.joice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37221 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4588 "inscrito_id" => 7982 "titulo" => "INSETICIDAS NATURAIS NA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "O ensino contextualizado, abordando situações do cotidiano dos alunos a fim de formar cidadão e não apenas abordar conceitos de Química, por exemplo, tende a levar o professor a repensar sua prática, buscando ferramentas que facilitem esse tipo de exercício e o aproxime do aluno e assim, o instigue a aprendizagem. Pois, o aprender se entrelaça a necessidade de contextualizar os conceitos, ou seja, trazer o que até então se limitava a sala de aula para o cotidiano dos alunos, de maneira que o faça “enxergar” a importância de estudar as ciências, reconhecendo, desta forma, a sua presença no dia-a-dia e a sua aplicação como maneira de facilitação na vida humana. Em outras palavras, é preciso que o aluno saiba identificar e utilizar o que está estudando nos momentos adequados de seu cotidiano. Neste contexto, traz-se uma proposta didática que una o conteúdo químico de “Misturas” ao problema social das “pragas urbanas”, ou seja, vetores transmissores de doenças que ganham cada vez mais resistências ao uso dos inseticidas sintéticos. A atividade aqui proposta, parte de uma oficina didática em que se faça uma associação aos conceitos de fase, tipos de misturas e processos de separação, abordando os tipos de pragas, inseticidas sintéticos e naturais, plantas de ação inseticidas, e os problemas causados ao meio ambiente e a sociedade como consequência do uso desencadeado destes inseticidas. Assim, a partir de uma ação investigativa, instigar a aprendizagem do aluno, e consequentemente, diminuir a visão de abstração do ensino e aprendizagem das ciências exatas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MISTURAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7982_16102017225849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATINAÊ JOICE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ATINAÊ PEREIRA" "autor_email" => "atinae.joice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }