Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO NO BRASIL – UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: CURRÍCULO ESCOLAR, POLÍTICA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      Os problemas educacionais são, acima de tudo, problemas humanos que afetam e integram processos de criação, de recriação e manutenção da vida. É importante reconhecer, portanto, que a educação não implica apenas um serviço a ser prestado e nem uma mercadoria qualquer a ser vendida, mas um direito humano inalienável, inseparável da natureza biopsicossocial do ser humano e, portanto, não redutível a aspectos burocráticos e tecnocráticos. Os professores podem e devem, sobretudo, promover experiências pelas quais os alunos possam agir criativamente e exercitar o pensamento com rigor.  É por meio dessas capacidades que o professor usa a imaginação para combinar ideias ou informações de maneiras novas, formula e testa hipóteses de acordo com novas possibilidades. Percebemos que as maiores dificuldades de um currículo flexível nas escolas de ensino fundamental, parte do pressuposto de que as instituições escolares mantêm o ensino centrado no fornecimento de conteúdo programático\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Os problemas educacionais são, acima de tudo, problemas humanos que afetam e integram processos de criação, de recriação e manutenção da vida. É importante reconhecer, portanto, que a educação não implica apenas um serviço a ser prestado e nem uma mercadoria qualquer a ser vendida, mas um direito humano inalienável, inseparável da natureza biopsicossocial do ser humano e, portanto, não redutível a aspectos burocráticos e tecnocráticos. Os professores podem e devem, sobretudo, promover experiências pelas quais os alunos possam agir criativamente e exercitar o pensamento com rigor. É por meio dessas capacidades que o professor usa a imaginação para combinar ideias ou informações de maneiras novas, formula e testa hipóteses de acordo com novas possibilidades. Percebemos que as maiores dificuldades de um currículo flexível nas escolas de ensino fundamental, parte do pressuposto de que as instituições escolares mantêm o ensino centrado no fornecimento de conteúdo programático Palavras-chave: Currículo Escolar. Política Educacional. Formação de Professores.

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