SILVA, Givanilda Gomes Da et al.. Currículo no brasil – uma análise bibliográfica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36349>. Acesso em: 23/12/2024 01:02
RESUMO Os problemas educacionais são, acima de tudo, problemas humanos que afetam e integram processos de criação, de recriação e manutenção da vida. É importante reconhecer, portanto, que a educação não implica apenas um serviço a ser prestado e nem uma mercadoria qualquer a ser vendida, mas um direito humano inalienável, inseparável da natureza biopsicossocial do ser humano e, portanto, não redutível a aspectos burocráticos e tecnocráticos. Os professores podem e devem, sobretudo, promover experiências pelas quais os alunos possam agir criativamente e exercitar o pensamento com rigor. É por meio dessas capacidades que o professor usa a imaginação para combinar ideias ou informações de maneiras novas, formula e testa hipóteses de acordo com novas possibilidades. Percebemos que as maiores dificuldades de um currículo flexível nas escolas de ensino fundamental, parte do pressuposto de que as instituições escolares mantêm o ensino centrado no fornecimento de conteúdo programático Palavras-chave: Currículo Escolar. Política Educacional. Formação de Professores.