Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID FIC E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: AS OFICINAS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: PIBID, OFICINAS TEMÁTICAS, ENERGIAS RENOVÁVEIS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo aborda o processo do ensino em geografia ambiental através de oficinas temáticas, promovidas pelo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, sendo a temática de Energias Renováveis a escolhida para o desenvolvimento desta ferramenta didática. O trabalho de justifica pela a importância de programas como o PIBID e suas ações nas escolas públicas brasileiras, além disso o seu aspecto em discutir questões de cunho social e informacional na formação do discente, dentre eles a educação ambiental e seus vieses atuais como a exemplo das novas fontes de energias renováveis, algo bastante presente no cenário econômico atual norte-rio-grandense. Como recursos metodológicos, foram utilizadas pesquisas referencias e bibliográficas acerca da temática ambiental e das fontes de energias renováveis, bem como postulados acerca da ferramenta didática “oficinas”, como também o livro didático que foi fonte de consulta para o desenvolvimento e elaboração da oficina relatada neste trabalho, além de diferentes vieses sobre a aprendizagem significativa. Em linhas gerais, será possível nesta pesquisa apresentar de maneira didática e sequencial da importância e atrelamento da geografia e meio ambiente, através das praticas da educação ambiental escolar, algo basante importante no que tange o processo de discussão entre o homem e o espaço, também será possível se ater na necessidade do docente em propor novas abordagens didáticas como da ferramenta selecionada oficinas, bem como o relato de experiencia desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID/geografia na referida escola citada e seus processos significativos produzidos e criados durante este espaço de trocas de conhecimento entre os atores envolvidos no processo do ensino-aprendizagem.

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