ENFOQUE ASSUMIDO PELAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36721 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 3546 "titulo" => "ENFOQUE ASSUMIDO PELAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPB" "resumo" => "É corriqueiro pensar que para o bom exercício da docência basta ter domínio do conteúdo e transmiti-lo de maneira eficaz para o aluno, entendendo-se por eficaz a transmissão do conteúdo na íntegra. Esse trabalho surge com o objetivo de investigar se os alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba têm o subsídio metodológico necessário nas disciplinas específicas na área de botânica, para que os mesmos possam ensinar o conteúdo no ensino básico. Através da técnica análise de conteúdos, conclui-se que 94% dos respondentes afirmou concordar que as disciplinas específicas deveriam assumir um enfoque característico da modalidade licenciatura, sugerindo que a carga horária das disciplinas pedagógicas fosse diminuída, evitando o enfado teórico proveniente da repetição dos conteúdos educacionais. Valores correspondentes dos alunos afirmaram pesquisar e não pesquisar sobre como ensinar botânica. Os discentes que responderam assertivamente justificaram pela desvalorização da botânica no ensino básico, sendo necessário, portanto, a busca de novas metodologias que aproximem o aluno ao objeto a ser ensinado, nesse caso as plantas, evitando o ensino descontextualizado e estritamente descritivo habitual. Os discentes que responderam negativamente relacionaram, em sua maioria, ao fato de ainda não ter precisado lecionar esse conteúdo na escola. Referente à aptidão para lecionar sobre botânica no ensino básico, a maioria respondeu afirmativamente, indicando que pesquisam sobre, tem experiência na área ou não tem dificuldade. As respostas contrárias justificaram que a abordagem assumida pela disciplina não oferece o subsídio necessário para que se desenvolva o conteúdo no ensino básico de forma satisfatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO SUPERIOR, ENFOQUE, DISCIPLINA, DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3546_15092017165457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PIETRA ROLIM ALENCAR MARQUES COSTA" "autor_nome_curto" => "PIETRA MARQUES" "autor_email" => "pietramrqs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36721 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 3546 "titulo" => "ENFOQUE ASSUMIDO PELAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPB" "resumo" => "É corriqueiro pensar que para o bom exercício da docência basta ter domínio do conteúdo e transmiti-lo de maneira eficaz para o aluno, entendendo-se por eficaz a transmissão do conteúdo na íntegra. Esse trabalho surge com o objetivo de investigar se os alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba têm o subsídio metodológico necessário nas disciplinas específicas na área de botânica, para que os mesmos possam ensinar o conteúdo no ensino básico. Através da técnica análise de conteúdos, conclui-se que 94% dos respondentes afirmou concordar que as disciplinas específicas deveriam assumir um enfoque característico da modalidade licenciatura, sugerindo que a carga horária das disciplinas pedagógicas fosse diminuída, evitando o enfado teórico proveniente da repetição dos conteúdos educacionais. Valores correspondentes dos alunos afirmaram pesquisar e não pesquisar sobre como ensinar botânica. Os discentes que responderam assertivamente justificaram pela desvalorização da botânica no ensino básico, sendo necessário, portanto, a busca de novas metodologias que aproximem o aluno ao objeto a ser ensinado, nesse caso as plantas, evitando o ensino descontextualizado e estritamente descritivo habitual. Os discentes que responderam negativamente relacionaram, em sua maioria, ao fato de ainda não ter precisado lecionar esse conteúdo na escola. Referente à aptidão para lecionar sobre botânica no ensino básico, a maioria respondeu afirmativamente, indicando que pesquisam sobre, tem experiência na área ou não tem dificuldade. As respostas contrárias justificaram que a abordagem assumida pela disciplina não oferece o subsídio necessário para que se desenvolva o conteúdo no ensino básico de forma satisfatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO SUPERIOR, ENFOQUE, DISCIPLINA, DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3546_15092017165457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PIETRA ROLIM ALENCAR MARQUES COSTA" "autor_nome_curto" => "PIETRA MARQUES" "autor_email" => "pietramrqs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }