O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, NA CONSTRUÇÃO DA DINÂMICA ESCOLAR : ÊNFASE AUTISMO, DISLEXIA E TDAH.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37847 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3969 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, NA CONSTRUÇÃO DA DINÂMICA ESCOLAR : ÊNFASE AUTISMO, DISLEXIA E TDAH." "resumo" => "Lidar com as dificuldades de aprendizagem de alguns alunos em sala de aula, sempre se constituiu um dos maiores desafios para os profissionais em educação, sobretudo, nas séries iniciais, onde a maturidade dos alunos ainda é incipiente. Por outro lado, com o avanço das ciências, certas dificuldades de aprendizagem, até então consideradas como simples desinteresse por parte do aluno, passaram a ser tratadas, a partir de diagnósticos específicos, como problemas clínicos, oriundos de diferentes fatores. Desde então, observou-se a necessidade do educador mergulhar em um universo até então desconhecido para ele, e, como consequência, expandir suas habilidades e competências em sala de aula, desenvolvendo a sensibilidade acerca das necessidades especiais apresentadas por alguns de seus alunos, diante desse novo modelo ao qual se costuma referir como escola inclusiva. O objetivo deste trabalho consistiu em despertar no professor a necessidade e importância de reconhecer algumas necessidades especiais relacionadas com quadros clínicos, e ao mesmo tempo, estimular o mesmo a lidar com esses alunos em sala de aula, facilitando assim a relação do professor com o aluno e melhorando o aproveitamento deste último. A capacitação se deu sob a forma de palestras, estudos de casos e fóruns de discussão com a participação de profissionais da educação de diferentes áreas do saber e estudantes, sobretudo, das licenciaturas. Como resultado, ficou claro a relevância de se discutir essa temática com toda a sociedade. Percebeu-se que a partir de uma provocação inicial, alguns paradigmas logo foram quebrados e os professores passaram a reconhecer a importância do seu papel no desenvolvimento intelectual de todos os seus alunos numa perspectiva integradora. Também, foi ratificada a necessidade do preparo dos profissionais que são os intermediadores desse processo, assegurando uma inclusão de qualidade. Eventos dessa natureza são formas seguras e eficientes para discutir e orientar profissionais da educação acerca de Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Contudo, não só profissionais da área foram beneficiados com a capacitação e informações repassadas, mas também estudantes e futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, DISLEXIA, TDAH, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1013_16102017140243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS SILVEIRA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "LAÍS DE PAULA" "autor_email" => "laisdepaulaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37847 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3969 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, NA CONSTRUÇÃO DA DINÂMICA ESCOLAR : ÊNFASE AUTISMO, DISLEXIA E TDAH." "resumo" => "Lidar com as dificuldades de aprendizagem de alguns alunos em sala de aula, sempre se constituiu um dos maiores desafios para os profissionais em educação, sobretudo, nas séries iniciais, onde a maturidade dos alunos ainda é incipiente. Por outro lado, com o avanço das ciências, certas dificuldades de aprendizagem, até então consideradas como simples desinteresse por parte do aluno, passaram a ser tratadas, a partir de diagnósticos específicos, como problemas clínicos, oriundos de diferentes fatores. Desde então, observou-se a necessidade do educador mergulhar em um universo até então desconhecido para ele, e, como consequência, expandir suas habilidades e competências em sala de aula, desenvolvendo a sensibilidade acerca das necessidades especiais apresentadas por alguns de seus alunos, diante desse novo modelo ao qual se costuma referir como escola inclusiva. O objetivo deste trabalho consistiu em despertar no professor a necessidade e importância de reconhecer algumas necessidades especiais relacionadas com quadros clínicos, e ao mesmo tempo, estimular o mesmo a lidar com esses alunos em sala de aula, facilitando assim a relação do professor com o aluno e melhorando o aproveitamento deste último. A capacitação se deu sob a forma de palestras, estudos de casos e fóruns de discussão com a participação de profissionais da educação de diferentes áreas do saber e estudantes, sobretudo, das licenciaturas. Como resultado, ficou claro a relevância de se discutir essa temática com toda a sociedade. Percebeu-se que a partir de uma provocação inicial, alguns paradigmas logo foram quebrados e os professores passaram a reconhecer a importância do seu papel no desenvolvimento intelectual de todos os seus alunos numa perspectiva integradora. Também, foi ratificada a necessidade do preparo dos profissionais que são os intermediadores desse processo, assegurando uma inclusão de qualidade. Eventos dessa natureza são formas seguras e eficientes para discutir e orientar profissionais da educação acerca de Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Contudo, não só profissionais da área foram beneficiados com a capacitação e informações repassadas, mas também estudantes e futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, DISLEXIA, TDAH, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1013_16102017140243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS SILVEIRA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "LAÍS DE PAULA" "autor_email" => "laisdepaulaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }