Este relato de experiência teve por objetivo enfatizar a formação do jovem na Grécia antiga, retratando a forma como o jovem era educado nesse período e comparando com a forma como o jovem é educado hoje, a partir do uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de História, estudantes do 1º. Ano do ensino médio de escola pública estadual. O filme selecionado para exibição, discussão e aplicação de atividades foi “Alexandre, o Grande” (dir. Robert Rossen, 1956), buscando conhecer como os alunos identificam a verdade, a partir da comparação entre a narrativa fílmica e o livro didático, bem como verificar qual o conhecimento que os mesmos tem à respeito da temática a partir de experiências prévias com imagens. A metodologia desenvolvida fez uso de roteiros de sensibilização e de discussão e aplicação de questionários. Percebemos que os alunos conseguem estabelecer o lugar do cinema na história e do quanto a história está presente em cada aspecto que é demonstrado no filme, o qual, de acordo Ferro (1992) remete ao fato de que o cinema nos permite atribuir significações, que vão muito além da estética do que é abordado, pois provoca o imaginário do sujeito, integrando-se ao mundo que o rodeia, o que gera críticas e formações de visões a partir da abordagem sócio-histórica demonstrada em cada detalhe que o mesmo trás em sua totalidade.