O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROGRAMA “SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS”
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Nosso objetivo foi identificar e analisar os desafios enfrentados por esse profissional no desenvolvimento de suas atribuições e como ele contribui para o bom andamento dos programas sociais, em especial o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Mataraca-PB. Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramentas para a construção dos dados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada com a Assistente Social do Programa e a Coordenadora Geral dos Programas Sociais do município de Mataraca-PB. Essa pesquisa nos permitiu saber mais sobre o papel do coordenador pedagógico em programas de inclusão social, as condições de trabalho desse profissional da educação em um programa de assistência social e as contribuições dessas discussões para a vida acadêmica dos estudantes de Pedagogia, de Serviço Social e das áreas afins das Ciências Humanas. O trabalho cotidiano da coordenação é uma ação necessária à uma ação de assistência social. A pesquisa nos fez perceber o papel fundamental do coordenador pedagógico nesse programa de assistência social: relação entre saberes e fazeres docentes e discentes. A atuação do Coordenador Pedagógico no âmbito do SCFV é mais que um simples elo entre os profissionais, atendidos, e órgãos municipais. Sua atuação não está limitada às instituições escolares e seu trabalho é necessário em diversos campos do cuidado humano. Pensar e repensar o papel do coordenador pedagógico fora do ambiente escolar foi o desafio desta pesquisa, é um desafio pessoal e tornou-se um projeto profissional de entendimento da profissão que inicio a partir dessa jornada de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA., ASSISTÊNCIA SOCIAL., INCLUSÃO." 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