Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE OLIMPÍADAS

Palavra-chaves: COMPETIÇÃO, OLIMPÍADA DE BIOLOGIA, MERITOCRACIA, CONTEXTO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35376
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1911
    "inscrito_id" => 5125
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE OLIMPÍADAS"
    "resumo" => "Entendemos que a principal ferramenta para avaliar o conhecimento de alunos e instituições de ensino são as conhecidas “provas”, a exemplo disso podemos citar o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Com foco um pouco diferente foram surgindo outros tipos de avaliações com objetivos mais específicos, visando a integração, interação e a competitividade entre os alunos, são as conhecidas “Olimpíadas”. As Olimpíadas, no sentido educativo, surgiram com o principal intuito de descobrir novos talentos, principalmente nas áreas das ciências naturais. No entanto, essa forma de “competição” já pré-seleciona seus competidores de acordo com seu capital cultural, justamente pela falta de acompanhamento nos processos educativos, criando assim uma política que exclui os menos favorecidos, que acaba “expondo” o aluno/cidadão aos perigos de “cair” no polêmico assunto de meritocracia. Com foco em apenas uma área da ciência, este artigo tratará especificadamente sobre a “Olimpíada de Biologia”, que com o auxílio do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi aplicada em duas escolas estaduais de realidades distintas do município de Uberaba, MG. O principal objetivo foi acompanhar os alunos nos processos que antecederiam a avaliação e comparar os dois ambientes escolares distintos, analisando às formas de resposta de participação ao método “Olimpíada”, aplicada de forma readequada a cada ambiente, além de avaliar a aceitação dos alunos, o desempenho e o envolvimento. A metodologia de aplicação diferiu entre as duas escolas, o que resultou em diferenças quanto ao aproveitamento por parte dos alunos. Ainda assim, de modo geral, a aceitação do projeto pelas escolas e pelos alunos foi satisfatória, em ambos os espaços o clima de competição aliado ao estudo resultou em grande desempenho e interesse. Por meio dos resultados obtidos, entendemos que a competição em si não é um problema, mas depende de como ela é utilizada, podendo ela ser uma grande aliada nos processos educativos ou uma grande vilã no mesmo. Formar cidadãos é muito mais que algo técnico, e respeitar o capital cultural de cada indivíduo pode ser o principal foco no combate de competições excludentes, que valorizam somente o sucesso de quem as conquista e culpa pelo fracasso os que ficam pelo caminho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO, OLIMPÍADA DE BIOLOGIA, MERITOCRACIA, CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5125_11092017145303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO"
    "autor_email" => "lueduardosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35376
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1911
    "inscrito_id" => 5125
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE OLIMPÍADAS"
    "resumo" => "Entendemos que a principal ferramenta para avaliar o conhecimento de alunos e instituições de ensino são as conhecidas “provas”, a exemplo disso podemos citar o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Com foco um pouco diferente foram surgindo outros tipos de avaliações com objetivos mais específicos, visando a integração, interação e a competitividade entre os alunos, são as conhecidas “Olimpíadas”. As Olimpíadas, no sentido educativo, surgiram com o principal intuito de descobrir novos talentos, principalmente nas áreas das ciências naturais. No entanto, essa forma de “competição” já pré-seleciona seus competidores de acordo com seu capital cultural, justamente pela falta de acompanhamento nos processos educativos, criando assim uma política que exclui os menos favorecidos, que acaba “expondo” o aluno/cidadão aos perigos de “cair” no polêmico assunto de meritocracia. Com foco em apenas uma área da ciência, este artigo tratará especificadamente sobre a “Olimpíada de Biologia”, que com o auxílio do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi aplicada em duas escolas estaduais de realidades distintas do município de Uberaba, MG. O principal objetivo foi acompanhar os alunos nos processos que antecederiam a avaliação e comparar os dois ambientes escolares distintos, analisando às formas de resposta de participação ao método “Olimpíada”, aplicada de forma readequada a cada ambiente, além de avaliar a aceitação dos alunos, o desempenho e o envolvimento. A metodologia de aplicação diferiu entre as duas escolas, o que resultou em diferenças quanto ao aproveitamento por parte dos alunos. Ainda assim, de modo geral, a aceitação do projeto pelas escolas e pelos alunos foi satisfatória, em ambos os espaços o clima de competição aliado ao estudo resultou em grande desempenho e interesse. Por meio dos resultados obtidos, entendemos que a competição em si não é um problema, mas depende de como ela é utilizada, podendo ela ser uma grande aliada nos processos educativos ou uma grande vilã no mesmo. Formar cidadãos é muito mais que algo técnico, e respeitar o capital cultural de cada indivíduo pode ser o principal foco no combate de competições excludentes, que valorizam somente o sucesso de quem as conquista e culpa pelo fracasso os que ficam pelo caminho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO, OLIMPÍADA DE BIOLOGIA, MERITOCRACIA, CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5125_11092017145303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO"
    "autor_email" => "lueduardosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Entendemos que a principal ferramenta para avaliar o conhecimento de alunos e instituições de ensino são as conhecidas “provas”, a exemplo disso podemos citar o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Com foco um pouco diferente foram surgindo outros tipos de avaliações com objetivos mais específicos, visando a integração, interação e a competitividade entre os alunos, são as conhecidas “Olimpíadas”. As Olimpíadas, no sentido educativo, surgiram com o principal intuito de descobrir novos talentos, principalmente nas áreas das ciências naturais. No entanto, essa forma de “competição” já pré-seleciona seus competidores de acordo com seu capital cultural, justamente pela falta de acompanhamento nos processos educativos, criando assim uma política que exclui os menos favorecidos, que acaba “expondo” o aluno/cidadão aos perigos de “cair” no polêmico assunto de meritocracia. Com foco em apenas uma área da ciência, este artigo tratará especificadamente sobre a “Olimpíada de Biologia”, que com o auxílio do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi aplicada em duas escolas estaduais de realidades distintas do município de Uberaba, MG. O principal objetivo foi acompanhar os alunos nos processos que antecederiam a avaliação e comparar os dois ambientes escolares distintos, analisando às formas de resposta de participação ao método “Olimpíada”, aplicada de forma readequada a cada ambiente, além de avaliar a aceitação dos alunos, o desempenho e o envolvimento. A metodologia de aplicação diferiu entre as duas escolas, o que resultou em diferenças quanto ao aproveitamento por parte dos alunos. Ainda assim, de modo geral, a aceitação do projeto pelas escolas e pelos alunos foi satisfatória, em ambos os espaços o clima de competição aliado ao estudo resultou em grande desempenho e interesse. Por meio dos resultados obtidos, entendemos que a competição em si não é um problema, mas depende de como ela é utilizada, podendo ela ser uma grande aliada nos processos educativos ou uma grande vilã no mesmo. Formar cidadãos é muito mais que algo técnico, e respeitar o capital cultural de cada indivíduo pode ser o principal foco no combate de competições excludentes, que valorizam somente o sucesso de quem as conquista e culpa pelo fracasso os que ficam pelo caminho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.