A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PERSPECTIVADA A PARTIR DA PRAGMÁTICA DE SI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35224 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3286 "inscrito_id" => 9497 "titulo" => "A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PERSPECTIVADA A PARTIR DA PRAGMÁTICA DE SI" "resumo" => "O presente trabalho investiga na terceira fase do filósofo Michel Foucault, a linha da genealogia do sujeito, elementos teóricos para a pesquisa no campo educacional no que tange a pragmática de si, além de conceituar a noção de experiência formativa como prática de si e sua contribuição para o processo formativo docente. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Inicialmente, foram empreendidas leituras de algumas produções de escritores secundários como Pagni (2014), Mota (2014) e Kohan (2000) que tomaram como aporte teórico a terceira fase de Michel Foucault (2011), em especial a pragmática de si. Posteriormente foram realizadas análises e interpretações desses aportes teóricos, de modo que fosse possível relacioná-los com a formação profissional docente na perspectiva educacional. Por meio deste estudo, foi abordado um novo jeito de pensar a formação humana aos olhos da teoria foucaultiana. Nessa perspectiva, questionou-se de que maneira essa educação diferenciada pode ser dirigida ao educador de modo que o mesmo tomando para si uma atitude ética e estética de verdadeiro mestre agiria frente a si, aos outros e ao mundo. A pesquisa evidencia que a pragmática de si apresentada por Foucault é o ato de fazer da existência humana uma obra de arte. O sujeito nessa perspectiva, debruçado sobre si realizaria um trabalho sobre si que o levaria a reinventar-se e a criar novos modos de existência como sinais de resistência aos modos de subjetivação instituídos. Desse modo, é possível pensar uma educação singular direcionada primeiramente à docência, onde o professor em formação cuide do cuidado de si e se constitua para, posteriormente, cuidar do cultivo de si de seus alunos, pois o mestre só pode ensinar o discípulo a realizar esta tarefa quando ele próprio já o fizera e vivenciara. Considerando que a educação é um processo pelo qual o sujeito pode se cultivar e no âmbito do qual o professor tem a tarefa de guiar seus alunos, então uma formação alicerçada no cuidado de si e na experiência de si, propostos por Foucault, é essencial para a efetivação de uma educação singular. Assim, o presente estudo aponta para uma nova maneira de pensar a formação humana a partir da perspectiva teórica foucaultiana da terceira fase." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE, PRAGMÁTICA DE SI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9497_10102017102501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ANTÔNIA BARBOSA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MOTA" "autor_email" => "fabmota13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35224 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3286 "inscrito_id" => 9497 "titulo" => "A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PERSPECTIVADA A PARTIR DA PRAGMÁTICA DE SI" "resumo" => "O presente trabalho investiga na terceira fase do filósofo Michel Foucault, a linha da genealogia do sujeito, elementos teóricos para a pesquisa no campo educacional no que tange a pragmática de si, além de conceituar a noção de experiência formativa como prática de si e sua contribuição para o processo formativo docente. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Inicialmente, foram empreendidas leituras de algumas produções de escritores secundários como Pagni (2014), Mota (2014) e Kohan (2000) que tomaram como aporte teórico a terceira fase de Michel Foucault (2011), em especial a pragmática de si. Posteriormente foram realizadas análises e interpretações desses aportes teóricos, de modo que fosse possível relacioná-los com a formação profissional docente na perspectiva educacional. Por meio deste estudo, foi abordado um novo jeito de pensar a formação humana aos olhos da teoria foucaultiana. Nessa perspectiva, questionou-se de que maneira essa educação diferenciada pode ser dirigida ao educador de modo que o mesmo tomando para si uma atitude ética e estética de verdadeiro mestre agiria frente a si, aos outros e ao mundo. A pesquisa evidencia que a pragmática de si apresentada por Foucault é o ato de fazer da existência humana uma obra de arte. O sujeito nessa perspectiva, debruçado sobre si realizaria um trabalho sobre si que o levaria a reinventar-se e a criar novos modos de existência como sinais de resistência aos modos de subjetivação instituídos. Desse modo, é possível pensar uma educação singular direcionada primeiramente à docência, onde o professor em formação cuide do cuidado de si e se constitua para, posteriormente, cuidar do cultivo de si de seus alunos, pois o mestre só pode ensinar o discípulo a realizar esta tarefa quando ele próprio já o fizera e vivenciara. Considerando que a educação é um processo pelo qual o sujeito pode se cultivar e no âmbito do qual o professor tem a tarefa de guiar seus alunos, então uma formação alicerçada no cuidado de si e na experiência de si, propostos por Foucault, é essencial para a efetivação de uma educação singular. Assim, o presente estudo aponta para uma nova maneira de pensar a formação humana a partir da perspectiva teórica foucaultiana da terceira fase." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE, PRAGMÁTICA DE SI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9497_10102017102501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ANTÔNIA BARBOSA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MOTA" "autor_email" => "fabmota13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }