O presente trabalho investiga na terceira fase do filósofo Michel Foucault, a linha da genealogia do sujeito, elementos teóricos para a pesquisa no campo educacional no que tange a pragmática de si, além de conceituar a noção de experiência formativa como prática de si e sua contribuição para o processo formativo docente. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Inicialmente, foram empreendidas leituras de algumas produções de escritores secundários como Pagni (2014), Mota (2014) e Kohan (2000) que tomaram como aporte teórico a terceira fase de Michel Foucault (2011), em especial a pragmática de si. Posteriormente foram realizadas análises e interpretações desses aportes teóricos, de modo que fosse possível relacioná-los com a formação profissional docente na perspectiva educacional. Por meio deste estudo, foi abordado um novo jeito de pensar a formação humana aos olhos da teoria foucaultiana. Nessa perspectiva, questionou-se de que maneira essa educação diferenciada pode ser dirigida ao educador de modo que o mesmo tomando para si uma atitude ética e estética de verdadeiro mestre agiria frente a si, aos outros e ao mundo. A pesquisa evidencia que a pragmática de si apresentada por Foucault é o ato de fazer da existência humana uma obra de arte. O sujeito nessa perspectiva, debruçado sobre si realizaria um trabalho sobre si que o levaria a reinventar-se e a criar novos modos de existência como sinais de resistência aos modos de subjetivação instituídos. Desse modo, é possível pensar uma educação singular direcionada primeiramente à docência, onde o professor em formação cuide do cuidado de si e se constitua para, posteriormente, cuidar do cultivo de si de seus alunos, pois o mestre só pode ensinar o discípulo a realizar esta tarefa quando ele próprio já o fizera e vivenciara. Considerando que a educação é um processo pelo qual o sujeito pode se cultivar e no âmbito do qual o professor tem a tarefa de guiar seus alunos, então uma formação alicerçada no cuidado de si e na experiência de si, propostos por Foucault, é essencial para a efetivação de uma educação singular. Assim, o presente estudo aponta para uma nova maneira de pensar a formação humana a partir da perspectiva teórica foucaultiana da terceira fase.