COSTA, Cleyton Bueno Silva et al.. O modelo de van hiele no ensino de geometria.. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37810>. Acesso em: 22/11/2024 06:00
Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo observar o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e entender como funciona esta teoria dé muito utilizada para diagnosticar os níveis de compreensão geométrica dos aprendentes em um dado processo de ensino. Inicialmente, houve uma breve descrição deste modelo, a fim de elucidar os princípios que sustentam esta teoria que também é considerada um modelo de aprendizagem, visto que descreve o processo de desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos, indo da simples percepção das formas geométricas, até a refinada compreensão de provas e demonstrações, o que enriquece e muito o processo de ensino e aprendizagem. Para realização desta investigação foram analisadas atividades aplicadas, baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Este modelo tem sido uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de conteúdos de geometria, pois, oportuniza avaliar, através das habilidades demonstradas, o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico e da aprendizagem de um aluno em determinado conteúdo. Sob o ponto de vista docente, pretendera se investigar e sugerir ações práticas a partir da Teoria Van Hiele, que auxilia na identificação de competências e no direcionamento durante a aprendizagem. Propõe-se um ensino de Geometria que conduza ao desenvolvimento do pensamento geométrico apoiado em recursos didáticos no Laboratório de Ensino da Matemática. Esta pesquisa contribuirá para a melhoria do ensino e suscita reflexões sobre formação inicial e continuada de professores de matemática da educação básica.