Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI

Palavra-chaves: FICOLOGIA, PRÁTICA, EXSICATA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36225
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 2675
    "titulo" => "CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI"
    "resumo" => "O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FICOLOGIA, PRÁTICA, EXSICATA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2675_09092017175221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DE FÁTIMA VÉRAS DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VÉRAS"
    "autor_email" => "castrovaleria701@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36225
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 2675
    "titulo" => "CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI"
    "resumo" => "O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FICOLOGIA, PRÁTICA, EXSICATA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2675_09092017175221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DE FÁTIMA VÉRAS DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VÉRAS"
    "autor_email" => "castrovaleria701@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.