CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36225 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1216 "inscrito_id" => 2675 "titulo" => "CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FICOLOGIA, PRÁTICA, EXSICATA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2675_09092017175221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DE FÁTIMA VÉRAS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VÉRAS" "autor_email" => "castrovaleria701@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36225 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1216 "inscrito_id" => 2675 "titulo" => "CONFECCIONANDO EXSICATAS DE ALGAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DE FICOLOGIA COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FICOLOGIA, PRÁTICA, EXSICATA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2675_09092017175221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DE FÁTIMA VÉRAS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA VÉRAS" "autor_email" => "castrovaleria701@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }